Saúde pública

BH realiza mutirão de consultas oftalmológicas com 12 mil vagas em outubro

Prefeitura informou que a especialidade é a mais procurada no município, com tempo de espera de aproximadamente 11 meses

Por O Tempo
Publicado em 14 de outubro de 2021 | 18:28
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que tem feito mutirões de consultas oftalmológicas para reduzir o tempo de espera dos pacientes. Na capital mineira, a especialidade é a mais procurada para agendamento de atendimento médico gratuito.

No total, aproximadamente 45 mil moradores aguardavam na fila e, na segunda quinzena de setembro, este número caiu para 36 mil pessoas. Com os mutirões, somente neste mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) espera abrir quase 12 mil vagas de atendimentos, sendo cerca de 6 mil a mais do que foi oferecido anteriormente ao mutirão.

Durante as consultas são realizados exames de refração, biomicroscopia, tonometria (medida da pressão intraocular) e mapeamento de retina (fundo de olho) em ambos os olhos. "O contato com os usuários, já cadastrados e em fila de espera, para informar o agendamento da data e horário é feito pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde", explicou a prefeitura.

As consultas de oftalmologia no município são agendadas a partir de uma Central de Marcação de Consultas. O primeiro acesso é realizado por meio dos centros de saúde e, conforme critérios clínicos pré-estabelecidos de prioridade, os pacientes são direcionados para o Centro Municipal de Oftalmologia ou para os demais serviços conveniados.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!