Depois de realizar o resgate de uma mulher, de 54 anos, e de uma criança, de 4, com o auxílio de mais dois militares, o cabo Nilson José dos Santos Junior voltou a Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (28), e contou como foi o salvamento.

Em vídeo, ele mostra que o local onde ocorreu o alagamento ainda estava tomado pela terra e pelo granizo. Na gravação, o militar conta que as vítimas se agarraram em postes para não serem arrastadas pela água. É possível ver, ainda, que  o alagamento ultrapassou portas e janelas de algumas casas. 

Assista:

O militar contou ao jornal O TEMPO que estavam a caminho de outra ocorrência quando sua equipe foi acionada para atender o caso.

“Foi algo que nunca tinha acontecido comigo. A água estava muito gelada, e eu tive que quebrar o gelo com as mãos, já que estávamos sem equipamento apropriado. Até que, em determinado momento, minhas mãos e pés se congelaram. Precisei me apoiar em um telhado até esperar que meus membros voltassem ao normal”, disse. Além do cabo, participaram do salvamento o 2º sargento Campbell e o soldado Nicolas.

Diante disso, a equipe precisou deixar o local do alagamento e seguir para o outro lado da rua. “Tivemos que entrar na água na raça mesmo. A senhora tinha colocado a netinha dela em cima de um telhado de amianto e estava quase sem forças, mas conseguimos salvá-las”, diz.

O cabo conta que a menina foi liberada do hospital na noite de segunda (27) e que a mulher deve receber alta em breve. As duas passam bem.