Tempo seco

Bombeiros ainda combatem dois focos de incêndio na Lapinha da Serra em MG

Segundo a corporação, militares fazem um rescaldo preventivo no local para que pontos onde há fumaça não voltem a reacender e alastre o fogo na região

Por Letícia Fontes
Publicado em 11 de outubro de 2020 | 14:10
 
 
 
normal

Após quatro dias de combate às chamas na Lapinha da Serra, em Santana do Riacho, na região Central do Estado, o Corpo de Bombeiros ainda trabalha na região e tenta acabar com dois focos de incêndio neste domingo (11). Segundo a corporação, militares fazem um rescaldo preventivo no local para que pontos onde há fumaça não voltem a reacender e alastre o fogo na região. 
 
Por causa do tempo, não é possível que aeronaves sobrevoem o local e monitorem a região. Neste sábado (10), a chuva, que atingiu o distrito, apagou uma extensa linha de fogo, de cerca de dois quilômetros, segundo os bombeiros. 
 
O incêndio na Lapinha começou na última quarta-feira (7) e chegou a colocar em risco a segurança de residências e moradores em Santana do Riacho. A queimada ameaçou até o Parque Estadual Serra do Intendente que abriga uma das maiores cachoeiras de Minas Gerais – a cachoeira do Tabuleiro, pertencente a um Parque Natural Municipal que está na unidade de conservação.O localtambém fica perto da Serra do Cipó, onde recentemente um incêndio durou dez dias para ser combatido. 
 
Parque Estadual Serra do Intendente
 
O Parque Estadual Serra do Intendente está em Santana do Riacho na região metropolitana de Belo Horizonte, logo após a Serra do Cipó – área de preservação natural que pegou fogo durante dez dias e estima-se que 16 mil hectares do Parque Estadual Serra do Cipó tenham sido destruídos pela queimada neste período, o que equivale a mais da metade da unidade de conservação. De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) responsável pelas duas áreas, o parque da Serra do Intendente está localizado na Serra do Espinhaço e pertence a uma reserva reconhecida pela Unesco. Existem apenas na unidade de conservação cerca de 350 nascentes, além de cachoeiras gigantescas que alcançam até 273 metros de altura.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!