Os bombeiros de Minas Gerais chegaram a Turquia, onde um terremoto gerou danos e mortes, nesta sexta-feira (11 de fevereiro) e começaram as buscas por uma criança que pode estar com vida sob escombros em Karamanraras, no Sul do país, quase na fronteira com a Síria. As buscas continuam neste sábado (11 de fevereiro).
Os bombeiros de Minas Gerais chegaram a Turquia, onde um terremoto gerou danos e mortes, nesta sexta-feira (11) e começaram as buscas por uma criança que pode estar com vida sob escombros em Karamanraras, no Sul do país, quase na fronteira com a Síria.
— O Tempo (@otempo) February 11, 2023
🎥CBMMG pic.twitter.com/TIj5YBvaMk
Segundo os bombeiros, a temperatura no local é de 6 graus negativos. "Viagem longa e demorada, frio intenso, dificuldades para acessar as áreas afetadas, comunicação precária e destruição para todos os lados. Mesmo antes de chegar no perímetro de maior devastação, eles já começam a visualizar as dificuldades que enfrentarão", informaram os bombeiros.
Além das bagagens, os seis bombeiros que seguiram para a Turquia carregam, juntos, mais de 90 anos de experiência e aprendizado no Corpo de Bombeiros. O grupo pertence ao Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad). Eles têm experiência no atendimento a desastres naturais, tanto em Minas Gerais, no Brasil, como em operações fora do país, como em Moçambique e no Haiti.
O grupo decolou na última quinta-feira (9 de fevereiro). Eles levaram todos os equipamentos específicos para o atendimento a estruturas colapsadas para ajudar nas buscas.