Militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais vão embarcar, nesta quinta-feira (5), para auxiliar nos combates aos incêndios na Amazônia. Serão 20 agentes da corporação que vão atuar no município de Novo Progresso, no Sudoeste do Pará. A previsão é que eles fiquem até o dia 20 de setembro no combate.

"Os bombeiros militares levarão equipamentos de combate a incêndio florestal, como sopradores, abafadores, bombas costais (uma espécie de mochila que armazena 20 L de água para combate ao fogo), drones de monitoramento, tecnologias de geoprocessamento e aparelhos GPS (sistema de posicionamento global)", informou a corporação. 

A ida da equipe atende uma determinação do governador Romeu Zema (Novo) para reforçar o combate às chamas. 

"O Corpo de Bombeiros trabalha com um planejamento que permite a atuação dos militares em missões não previstas, sem causar qualquer prejuízo no atendimento às demandas de nosso Estado, honrando, assim, com o sistema de cooperação entre os Estados e a União. A exemplo da operação Moçambique e também da operação Brumadinho, que permanece até hoje, as demandas de rotina não sofrerão qualquer alteração", concluiu a corporação.