O retorno para a capital mineira após o feriado prolongado do Natal é complicado, neste domingo (27), para motoristas que seguem pela BR-381, onde há registros de lentidão e congestionamento nas proximidades do trevo de Ravena, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há notícias sobre acidentes na chegada para quem viajava no sentido BH, e a lentidão dá-se pela intensa movimentação de veículos.

A situação de congestionamentos no trânsito após o feriadão se repete em outras estradas que cortam Minas Gerais, segundo atualizações em tempo real feitas pela PRF, que monitora o retorno de mineiros na tarde de domingo – aliás, o órgão começou na madrugada da véspera de Natal uma operação para prevenção de acidentes nas rodovias, que termina às 23h59 de hoje com balanço de acidentes e ocorrências registrados no período. 

À região Sul de Minas Gerais, motoristas encontram lentidão no retorno – principalmente concentrada no município de Pouso Alto, cortado pela BR-354. A movimentação de carros de passeio, caminhões e ônibus é intensa em outro trecho da BR-381, em João Monlevade, na região Central do Estado.

 

A situação é igualmente complicada na BR-040, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde o fluxo de veículos está mais carregado entre o final da tarde de domingo e o início da noite. Condutores que seguem pela BR-262, nas regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, também enfrentam trânsito mais lento – a PRF recomenda atenção redobrada no trecho que corta o município de Campos Altos, uma vez que as pistas estão molhadas.

O cenário é mais tranquilo, por outro lado, para motoristas que viajam pela BR-040 em Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas Gerais – o trânsito no KM 635 foi liberado às 16h45 pela Via 040, concessionária que administra o trecho, após um acidente no sentido Rio de Janeiro. A movimentação é igualmente favorável para condutores na BR-116, em Teófilo Otoni, na BR-251, em Montes Claros, e na BR-262, em Uberaba.