Uma campanha no Facebook foi criada, ontem, para tentar salvar 70 cães que estão em uma residência de Bueno Brandão, no Sul de Minas Gerais. Uma decisão judicial, tomada anteontem, estipulou que os cães precisam ser retirados da casa até a próxima segunda-feira, já que o barulho dos animais incomoda os vizinhos e eles trazem riscos à saúde pública. Ainda de acordo com a decisão, os cães precisam ser adotados e, em último caso, sacrificados.
Ontem, a dona dos animais, a lojista Ana Karina Bueno, 30, deu início à construção de um canil na zona rural, para onde os cães devem ser levados. “Criei uma campanha no Facebook pedindo ajuda, pois não tenho dinheiro para o canil e não quero que meus cães sejam mortos”, disse a mulher.
A campanha conta com a adesão da prefeitura e de ONGs que atuam em defesa dos animais. Ontem, o executivo deu início à terraplenagem do terreno onde os cães vão ficar. Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura informou que vai ajudar a lojista na construção do canil, na adoção e no cuidado dos animais.
Pelo Facebook, a prefeitura pediu doações da população para a construção do espaço. “Pessoal, a prefeitura estará ajudando com todo o maquinário que for preciso, porém precisamos de material para a construção do canil! Vamos ajudar!!!”, escreveu o Executivo. Uma campanha de ONGs na rede social também tenta arrecadar doações.
Norma. Responsável pela decisão, o juiz João Claudio Teodoro, de Ouro Fino, na mesma região, explicou que o espaço onde os cães estavam é pequeno e inadequado. O magistrado disse que, em setembro de 2011, a dona dos animais se comprometeu a colocá-los em outro local no prazo de seis meses. No entanto, a medida não foi cumprida, e o novo prazo foi determinado.
“A decisão não é para exterminar os cachorros, mas, sim, para que eles sejam adotados e vão para um lugar seguro. Em último caso é que eles podem ser sacrificados, com a autorização do Conselho de Medicina Veterinária”, afirmou Teodoro.
-
Samu ameaça parar em 94% das cidades de Minas Gerais
-
Homem procura a Justiça após seguir orientação financeira e perder 85% do investimento
-
Carreta carregada com 35 mil litros de etanol permanece encalhada na represa de Três Marias
-
A cada semana, um idoso em Belo Horizonte é abandonado em um leito do SUS
-
Cidades - Últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais