Onda de calor

Calorão em BH faz Cefet-MG orientar aulas remotas nos próximos dias

Direção alegou que a decisão foi tomada pela 'falta de climatização na maioria dos ambientes dos campi Nova Gameleira e Nova Suíça'

Por Vitor Fórneas
Publicado em 25 de setembro de 2023 | 20:29
 
 
 
normal

A onda de calor que atinge Belo Horizonte fez a direção do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) orientar que as aulas, entre às 13h e 18h20, aconteçam de forma remota para os estudantes dos campi Nova Gameleira e Nova Suíça. A medida é válida para esta terça (26 de setembro) e quarta-feira (27 de setembro). 

Em comunicado enviado aos responsáveis, que O TEMPO teve acesso, a direção alega que a decisão foi tomada levando em consideração “a falta de climatização na maioria dos ambientes dos campi Nova Gameleira e Nova Suíça”, além da “falta de estrutura para atendimento a emergências médicas nesses campis”.

“As diretorias resolvem que as atividades no período de 13 às 18h20 nos dias 26 e 27/09/2023 devem ser substituídas por atividades remotas, quando possível, ou devem ser repostas posteriormente”, diz trecho do comunicado. Os professores foram orientados a comunicar os estudantes. 

Belo Horizonte registrou nesta segunda-feira (25 de setembro) o dia mais quente da história com os termômetros alcançando a marca de 38,6ºC, a capital mineira pode ver os termômetros atingirem o mesmo patamar nesta terça-feira. A máxima é estimada em 38ºC, enquanto a mínima deve ser de 23ºC.

Cuidados

A instituição de ensino reforçou a necessidade de que sejam seguidas as orientações de autocuidado:

  • Hidratar-se bem durante todo o dia;
  • Consumir preferencialmente alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas, evitando frituras;
  • Utilizar roupas leves e confortáveis; - dormir em local arejado e umedecido;
  • Evitar atividades físicas, principalmente, ao ar livre, e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evitar banho com água muito quente para não potencializar o ressecamento da pele e usar hidratante, se necessário;
  • Procurar assistência médica em caso de problemas respiratórios ou maiores agravos à saúde.

‘Decisão assertiva’

Estudante de Engenharia de Computação no campi Nova Gameleira, Davi Ferreira Mafra define como assertiva a decisão das diretorias. “Na minha sala tem dois ventiladores, mas a ventilação não é boa. Sentimos um calor muito forte e incomoda o aprendizado”.

“As pessoas não estão fisicamente e mentalmente aptas para ficar com 100% de atenção, pois o calor incomoda e tira a concentração. Mesmo tentando manter o foco, acaba que fica querendo sair daquele aglomerado de pessoas. Levando em consideração o número grande de pessoas que frequentam os campi, vejo como uma decisão assertiva”, afirmou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!