Unidos por um ritmo

Casa do Hip Hop do Taquaril arrecada doações para moradores; saiba como ajudar

Transformação social além das letras; grupo angaria alimentos e produtos de higiene e limpeza para famílias carentes que sofrem ainda mais com a pandemia do coronavírus

Por Rômulo Almeida
Publicado em 12 de maio de 2020 | 13:31
 
 
 
normal

"Quem sabe faz a hora não espera acontecer/ Não espera o governo reclamar e esquecer o destino de quem vai viver quem vai morrer", é um trecho da música "Faça a Sua Parte", dos rappers W2 e Neneo. Eles são membros da Casa do Hip Hop do Taquaril, que está arrecadando alimentos e produtos de higiene e limpeza para moradores do bairro da região Leste de Belo Horizonte. A pandemia do coronavírus distanciou ainda mais os cidadãos desses locais de direitos básicos. Cerca de 300 famílias estão cadastradas no projeto, e 170 já receberam os kits; para atingir a meta, a iniciativa conta com a solidariedade.

A ideia.

Quando integrantes da Casa do Hip Hop do Taquaril promoviam outro projeto solidário e perceberam que a situação econômica das famílias piorou desde o começo da pandemia, surgiu a Ação Solidária de Combate à Crise. "A gente saiu para distribuir cestas durante outra campanha, e famílias viram e procuraram a gente. No início eram 20 ou 30 famílias, mas foi aumentando a demanda, e hoje a gente está com cerca de 300 famílias cadastradas. Já atendemos cerca de 170 destas famílias e estamos trabalhando para atender o restante", conta o rapper W2, um dos coordenadores da casa.

Gratidão de quem recebe.

Os kits chegam até famílias como a de Jaqueline Márcia, 42, que mora no Taquaril com cinco filhos e, mesmo diante das dificuldades, ela não esquece de agradecer aos voluntários. "Durante essa pandemia, está difícil para todo mundo. E vem em boa hora essa ajuda da Casa do Hip Hop, os produtos, os kits de higiene. E os voluntários estão de parabéns, porque saem das casas deles para ajudar o próximo. É bom saber que tem alguém que olha pelo próximo. Que Jesus os proteja", diz.

Grande desafio.

Além do Taquaril, os bairros Granja de Freitas e Castanheiras, na mesma região, também são atendidos pelas campanhas do grupo, o que torna o desafio ainda maior. Por isso, a ajuda da população é fundamental para que o sofrimento das famílias dessas comunidades seja reduzio. "A dificuldade é uma rotina para as famílias daqui, e a pandemia sobrecarregou as ações. São poucas ações para muitas famílias. O complexo de bairros é muito grande", destaca o rapper W2. 

As dificuldades geográficas e de comunicação na região são um obstáculo para o grupo chegar até as famílias que necessitam dos alimentos e dos kits de higiene, mas essa barreira pode ser vencida pela solidariedade. 

Como ajudar.

Para a ação da Casa do Hip Hop funcionar, são necessários recursos para manter o transporte e a embalagem dos produtos, por exemplo. Então, a doação de alimentoso e itens de higiene e limpeza e de qualquer valor em dinheiro são a forma de manter a campanha viva. 

Os produtos podem ser entregues na Casa do Hip Hop - rua Joaquim Teixeira dos Anjos, 140, Taquaril (Final do ônibus 9412).

O grupo também busca os itens na casa dos doadores na região de Belo Horizonte.

Quem preferir, também pode fazer a doação em dinheiro. Seguem os dados para o depósito:

Conta Corrente do Banco do Brasil 
Tipo de conta: Pessoa física 
Agência 1221-1
Conta: 75.227-4

Nome: Wilson Wagner Brandão Ribas 
CPF: 054.955.956-61

Para mais informações, os telefones são (31) 3199841-9597 e (31) 98383-4576 (rapper W2) e (31) 97144-1799 (Sandro).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!