Transição

Cefet faz semana de acolhimento virtual para alunos, pais e professores

Em lives, centro tecnológico prepara comunidade escolar para os desafios do ensino remoto emergencial

Por Rômulo Almeida
Publicado em 11 de agosto de 2020 | 14:54
 
 
 
normal

“Travessia” é a palavra que define o momento de retorno às aulas no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Até sexta-feira (14), a escola realiza a semana de acolhimento para orientar professores e alunos sobre o ensino a distância, adotado por causa da Covid-19. A programação terá palestras virtuais sobre saúde mental e o papel da família e apresentação das ferramentas que os estudantes vão usar no Ensino Remoto Emergencial (ERE).   

“Esse é um momento de travessia. Todos nós estamos fazendo juntos essa travessia. Juntos, porém separados. Estamos fazendo essa travessia para o encontro da humanidade, da interação, da empatia, do acolhimento aos nossos alunos. Então, não tenhamos medo de errar”, disse a professora Maria Adélia da Costa, em palestra sobre o papel do docente no ensino remoto.

As aulas presenciais no Cefet foram interrompidas em março, em função da pandemia de coronavírus. O calendário foi reformulado, e as atividades pedagógicas vão de agosto deste ano até abril de 2021.

Os alunos da educação profissional e tecnológica retornam às aulas a distância nesta quarta-feira. A pós-graduação e a graduação iniciaram as atividades, também de forma virtual, no início do mês.

As palestras da semana do acolhimento estão sendo feitas pelo canal Cefet-MG no YouTube e ficam disponíveis para quem quiser assistir após a transmissão ao vivo.

Programação.

A agenda da semana de acolhimento tem momentos específicos para cada campus e discussões gerais. O programa completo está disponível no site cefetmg.br.

Nesta quarta-feira (12), a partir das 10h, o grande tema será saúde mental, dividido em três etapas, para diferentes públicos. Profissionais da área falam sobre ansiedade, sono, relações interpessoais e outras questões.

O dia de os alunos conhecerem os professores e as disciplinas é a quinta-feira (13). Cada campus terá uma programação específica.

No último dia do acolhimento, sexta-feira (14), as atividades começam às 14h30 e serão voltadas para orientar os professores sobre como serão feitos os suportes pedagógico e psicológico e aspectos práticos do ensino a distância.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!