Após mais de um mês desde que as últimas pancadas caíram sobre Belo Horizonte, voltou a chover na cidade e nos municípios da região metropolitana na manhã desta quarta-feira (25). Já foram registradas chuvas na região da Pampulha e nos bairros Dom Cabral, São Francisco, Caiçara, Buritis, Sion e também Anchieta.
Viva, está chovendo na Grande BH! Que alívio! Leia a reportagem de Lara Alves com todas as informações: https://t.co/kavZzNwKA6 O vídeo foi enviado pela leitora Tânia Matos, no bairro Itapoã, região da Pampulha ;) #chuva #otempo pic.twitter.com/ezpavFtDse
— O Tempo (@otempo) September 25, 2019
Ao contrário das rápidas precipitações ocorridas ainda no mês de agosto, é esperado que as chuvas deste início de primavera se estendam ao longo de todo o dia e ainda na quinta-feira (26). O último registro de chuva significativa foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia ainda em 4 de junho, há 112 dias.
Uma frente fria, recém-chegada a Minas Gerais, é o fenômeno responsável pela mudança climática na atmosfera. Há a expectativa por pancadas ao longo de todo o dia e, durante a tarde, é possível ainda que as precipitações sejam mais expressivas, até acompanhadas por raios e rajadas de vento, conforme alerta da Defesa Civil de Belo Horizonte. Veja:
8h21 - Áreas de instabilidade devem provocar pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50km/h. Volume estimado: 20 a 40 mm, até às 8h de quinta-feira (26). Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/aVZ7abiDY6
— Defesa Civil BH (@defesacivilbh) September 25, 2019
Não à toa, as baixas temperaturas registradas na manhã desta quarta são reflexo dessas alterações no padrão climático. Quem acordou cedo e saiu de casa por volta das 6h sentiu os efeitos dos 13°C sobre o corpo. Com a chuva e a frente fria, a temperatura máxima em Belo Horizonte não ultrapassará os 25°C até quinta-feira. O céu permanece nublado e o quadro deverá se manter assim até o fim de semana.
"A expectativa inicial é para chuvas fracas pela manhã. Estamos monitorando para saber como esse sistema se manterá ao longo do dia, se teremos chuvas mais intensas e com descargas elétricas, precisamos aguardar", explica o meteorologista Dayan Carvalho, da Defesa Civil do município.
Mudança gradual
Há pelo menos quatro dias o clima está mudando na região metropolitana. Nas últimas duas semanas foram registradas temperaturas altíssimas e o tempo permaneceu bastante seco, com umidade relativa do ar bem abaixo dos índices recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Porém, desde domingo (21) os termômetros marcam uma queda brusca na temperatura mínima, principalmente no início das manhãs, e uma considerável melhora na qualidade do ar.
Segundo o metereologista, a alteração gradual no padrão atmosférico evita que tenhamos chuva de granizo e rajadas de vento muito intensas. "Há alguns dias a atmosfera já tinha mudado aquele jeitão de tempo seco e temperaturas elevadas, por isso nossa expectativa é que as chuvas sejam bem distribuídas. Se a mudança fosse brusca em relação àqueles dias, haveria maior possibilidade de chuva de granizo e rajadas de vento muito intensas".
Alertas de pancadas de chuva, riscos de inundação e recomendações para evitar perigos durante as precipitações podem ser conferidos ao vivo no perfil oficial da Defesa Civil de Belo Horizonte no Twitter (é o @defesacivilBH).