As chuvas em Minas Gerais já deixaram oito mortos, conforme balanço divulgado neste domingo (29) pela Defesa Civil do Estado. A vítima mais recente foi Gilmara Soares, de 22 anos, que veio à óbito no dia 23, após ser arrastada por uma enxurrada no bairro Vale do Jatobá, região do Barreiro. Ela foi retirada da água com vida e chegou a ser socorrida pelas equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu. Até o último balanço, divulgado na última sexta-feira (27), Minas Gerais somava sete mortos.

Segundo o balanço, das oito mortes, duas ocorreram em Sete Lagoas, na região Central; uma em Muriaé, na Zona da Mata; uma em Viçosa, também na Zona da Mata; uma em Santa Rita do Sapucaí, no Sul; uma em Januária, no Norte, além de uma em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, e uma na capital mineira.

O número de municípios que decretaram calamidade pública devido às fortes chuvas subiu para 17. Já o quantitativo de cidades que declararam situação de emergência por conta da estiagem subiu para 40.