Os moradores de São Joaquim de Bicas que têm mais de 70 anos começam a receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19 - também chamada de dose de reforço -, a partir desta sexta-feira (3). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte, serão contemplados os idosos que receberam a segunda dose ou a dose única há mais de seis meses.

A revacinação vai acontecer em todas as salas de imunização do município, das 8h ao meio-dia. "Aqueles que não tiverem condições de se locomover, deverão entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde de referência e solicitar o agendamento da vacinação domiciliar", informou a prefeitura.

Para conseguir a terceira dose, o morador idoso deve levar o cartão de vacina, além do comprovante de residência e documento com foto. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Bicas tem 73,27% dos moradores com mais de 18 anos com a primeira dose da vacina, e 49,14% da população adulta com o esquema de imunização completo.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, a cidade contabiliza 1.740 casos e 108 mortes em decorrência do novo coronavírus.

A iniciativa de aplicar a terceira dose será implantada em todo o Brasil, conforme orientação do Ministério da Saúde. Na quarta-feira (1º), Belo Horizonte informou que vai antecipar a "revacinação" dos idosos, mas não marcou a data.