Óbitos

Contagem tem a maior taxa de letalidade por Covid-19 na região metropolitana

Índice da cidade (5,6%) é o dobro da média da capital (2,46%); Secretaria Municipal de Saúde do município anuncia que fará 3.000 testes rápidos na semana que vem

Por Queila Ariadne
Publicado em 10 de julho de 2020 | 19:05
 
 
 
normal

Entre as dez cidades com mais casos em Minas Gerais, Contagem tem a maior taxa de letalidade, sendo a cidade da região metropolitana de Belo Horizonte com o pior índice. No Estado, dos 70.086 registrados até esta sexta-feira (10), 1.504 pacientes morreram, ou seja, 2,14%. Em Contagem, as 72 mortes representam 5,64% do total de casos confirmados, ou seja, neste município, a letalidade é mais do que o dobro da média estadual. No Brasil, a taxa gira em torno de 4%.

A partir da semana que vem, a prefeitura vai fazer 3.000 testes rápidos, nos oito distritos sanitários de Contagem e na Penitenciária Nelson Hungria.

De acordo com o painel de monitoramento da Covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), Contagem ocupa o sétimo lugar no número de casos, com 1.276 confirmações até sexta-feira (10). É sete vezes menos dos diagnósticos positivos em Belo Horizonte (9.978). No entanto, a letalidade da capital (2,46%) é duas vezes menor do que a registrada em Contagem.

O ritmo de mortes está subindo nessa cidade. Enquanto a taxa de letalidade de Minas Gerais tem se mantido praticamente estável, em torno de 2%, em Contagem ela subiu quase 50% no último mês. Em 9 de junho, o município tinha 16 mortes, que representavam 3,8% dos casos.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem esclarece que ampliou a testagem de PCR no atendimento, embora o Ministério da Saúde recomende que sejam feitos testes apenas em pacientes com síndrome respiratória grave. “A medida serve para identificar precocemente os casos de Covid-19, para que seja ofertada assistência de maneira adequada”, destaca. A secretaria afirma ainda que a ampliação da testagem reduz a subnotificação de mortes pela doença.

Entre os dez municípios com maior número de casos no Estado, a segunda maior taxa de letalidade é em Juiz de Fora, na Zona da Mata, onde 3,37% dos pacientes morreram. Em terceiro lugar, aparece Betim, na região metropolitana, com 3,29%, seguida de Uberaba, no Triângulo Mineiro, que tem um índice de 3,16%. Belo Horizonte, embora tenha mais casos, fica em sexto lugar na lista da taxa de letalidade.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!