De março até julho, a Guarda Municipal (GM) de Belo Horizonte fiscaliza o cumprimento dos decretos da prefeitura editados para conter o avanço da Covid-19 na cidade. As abordagens a comércios e indivíduos acontece espontaneamente ou a partir de denúncias. Até sexta-feira (31), a corporação realizou 40.732 abordagens para orientar a população quanto às medidas de contenção da pandemia de coronavírus, segundo dados da GM.

Desde a primeira quinzena de março, quando foram estabelecidas as primeiras medidas restritivas contra a propagação do coronavírus, a GM canalizou todo seu efetivo, formado por 2.064 agentes, para fazer cumprir os decretos da Prefeitura de Belo Horizonte.

Segundo a guarda, as abordagens acontecem espontaneamente durante o patrulhamento rotineiro dos agentes ou motivadas por denúncias feitas pelo número 156 e pelo site da PBH. Os agentes orientam comerciante sobre se é permitido o funcionamento e as pessoas sobre o uso de máscaras e distanciamento social.

Neste domingo (2), a reportagem do portal O Tempo constatou estabelecimentos em desacordo com as regras da prefeitura na avenida Senador Levino Coelho, no bairro Vale do Jatobá, na região do Barreiro. Sobre esse fato, a Guarda Municipal informou que vai reforçar o patrulhamento na região.