Igreja Católica

Coronavírus em BH: arquidiocese suspende missas e restringe Semana Santa

Arcebispo metropolitano orienta a remarcação de batizados, crismas e casamentos; procissões e atos externos da Semana Santa estão suspensos; veja detalhes

Por Thiago Nogueira
Publicado em 19 de março de 2020 | 15:22
 
 
 
normal

Diante da pandemia de coronavírus, a Arquidiocese de Belo Horizonte orienta e estabelece novas condutas para atividades pastorais e celebrações litúrgicas na capital.

O arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo determinou suspender, até 12 de abril, encontros que aglomerem pessoas, incluindo as missas. A sugestão é oferecer as celebrações através dos meios de comunicação.

Dom Walmor também pode que batizados e crismas sejam adiados para o mês de agosto em diante. Com relação aos casamentos, a orientação é para aqueles marcados até julho sejam remarcados a partir de agosto.

Os casamentos que não puderem ser adiados, o pedido da arquidiocese é que a quantidade de pessoas seja redimensionada.

O atendimento a idosos e enfermos, que recebem a eucaristia em casa, deve ser suspensa. A determinação vale também para a unção dos enfermos. O sacramento da penitência devem acontecer em horários variados, ficando suspenso as confissões comunitárias.

Semana Santa

As celebrações da Semana Santa, que acontece entre os dias 5 e 11 de abril também serão afetadas. Atos externos da Semana Santa, como as procissões, sermões, dramatizações da paixão e vias sacras devem ser suspensas.

A Missa da Unidade Arquidiocesana terá apenas a presença do Conselho Pastoral Arquidiocesano, com transmissão pela TV Horizonte, Rádio América e Internet, na Catedral Cristo Rei. Apenas o Tríduo Pascal será celebrado presencialmente, desde que com poucas pessoas envolvidas, distanciadas umas das outras.

A Missa da Ceia do Senhor deve ser celebrada uma única vez por paróquia com um número pequeno de pessoas, sem o rito do lava-pés. A Paixão do Senhor, na Sexta-Feira da Paixão, deve ser realizada uma única vez por paróquia, eliminando-se o rito do beijo na cruz e nas imagens exposta à veneração dos fiéis.

A Vigília Pascal, no Sábado Santo também deve ser celebrada de forma restrita. Da mesma forma, o Domingo de Páscoa deve ser celebrado com apenas uma missa por paróquia.

A arquidiocese reitera que as celebrações que não puderem ser acompanhadas presencialmente podem ser assistidas pela Rede Catedral de Comunicação Católica, por meio da TV Horizonte, Rádio

América e Internet. As paróquias podem também usar as redes sociais Facebook, YouTube, Instagram para transmitir suas celebrações.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!