Recomendação

Coronavírus em BH: UFMG não vai substituir aulas presenciais pelas online

Segundo recomendação do diretório acadêmico, aulas à distância também devem ter suas atividades interrompidas

Por Da Redação
Publicado em 20 de março de 2020 | 13:46
 
 
 
normal

A Câmara de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que coordena 92 cursos presenciais, se reuniu na tarde dessa quinta-feira (19) com representantes dos servidores da universidade e membros do diretório estudantil para definir se vai continuar substituir atividades presenciais por online, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC). A redomendação é que as aulas presenciais (já paralisadas) não sejam substituídas por aulas em meio digital. O parecer foi divulgado na tarde desta sexta-feira (20).

Durante o encontro, foi apresentado um estudo feito pela câmara sobre o assunto, que indicou que a universidade não teria como manter disciplinas online. A justificativa seria que, para tal opção, seria necessário que cada aluno tivesse condições mínimas de infraestrutura em casa, como computador e acesso à internet, o que não pode ser exigido pela instituição. Veja um trecho da nota enviada pela UFMG: 

"Os conselheiros foram unânimes em considerar que a heterogeneidade do corpo discente da UFMG não permite garanr que todos terão acesso frequente e estável aos recursos computacionais necessários para acompanhamento das avidades.

Cabe ressaltar que a portaria do MEC dispõe que será de responsabilidade das instuições a 'disponibilização de ferramentas aos alunos que permitam o acompanhamento dos conteúdos ofertados bem como a realização de avaliações'.

Diante do fato de que uma grande parcela de nossos estudantes depende dos espaços da UFMG, que se encontram fechados, para acessar as avidades a distância, a UFMG não tem como garantir a disponibilização dessas ferramentas a todos os estudantes de forma equânime e inclusiva". 

Segundo estimativas da universidade, cerca de 30% dos alunos não são moradores da região metropolitana e, muitos deles, inclusive, já estaria em casa. Diante desse cenário, a UFMG também entendeu que "neste momento, também é necessária a interrupção das avidades acadêmicas curriculares com previsão de oferta, nos projetos pedagógicos dos cursos, integral ou parcialmente no formato a distância". 

O que diz a portaria do MEC?

A Portaria MEC Nº 343, de 17 de março de 2020 (alterada pela Portaria MEC Nº 345, de 19 de março de 2020), que “dispõe sobre a substuição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - covid-19”. A portaria explicita que é opção da instuição implementar ou não a referida substuição. 

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!