O risco de contágio pelo coronavírus fez com que empresas que atuam em Minas Gerais passassem a orientar os funcionários a trabalharem em home office após voltarem de viagens para países que estão em risco por causa da doença. As startups Hotmart e Rock Content são duas que estão adotando essa medida de segurança.
Na Hotmart uma funcionária que voltou de férias de uma “zona de risco” está trabalhando de casa. Apesar de não ter nenhum sintoma, a empresa afirma que adotou a medida de forma preventiva.
“Como uma empresa global, estamos recomendando uma série de boas práticas aos nossos funcionários, principalmente, aos que viajaram, a trabalho ou lazer, para países da chamada "zona de risco", dentre elas a prática de home office. Se trata de uma iniciativa preventiva. Todas as operações seguem normalmente” informou a Hotmart.
Segundo a empresa, não há nenhum funcionário com sintoma da doença ou afastado e as medidas são apenas preventivas. Além da Hotmart, a Rock Content também está adotando essa medida. “Nós criamos uma regra para colaboradores vindo de áreas de risco, em que eles precisam ficar 14 dias de home-office após o retorno”, informou a empresa.
Por meio de nota a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que para pessoas que viajaram para zonas de risco, mas não apresentem sintomas, não há necessidade de quarentena. A orientação, segundo o órgão, é observar o surgimento de sintomas nos 14 dias após retorno da viagem. Se tiverem sintomas é ideal usar máscaras e procurar os serviços de saúde.
Veja o que diz o Ministério da Saúde:
Qualquer pessoa que veio de um país de contágio, tiver febre e um sintoma respiratório (tosse, dor de garganta ou narriz escorrendo) deve procurar um serviço de saúde. Conforme as informações disponíveis até o momento, sugere-se que a via de transmissão pessoa a pessoa do novo coronavírus seja por gotículas respiratórias. Não é aéreo. Ou seja, uma distância até de 2 metros quando uma pessoa está falando com a outra. Ou essas pequenas gotículas ficam em uma maçaneta, móvel etc que a outra pessoa passa a mão e essa mão vai coçar o olho, tocar o lábio, dar aquela limpadinha no nariz.
Sendo assim, o Ministério da Saúde tem recomendado a adoção de hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão (sabonete) várias vezes ao dia, fazer uso do álcool em gel a 70% quando não for possível lavar as mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar tocar os olhos, o nariz e boca sem que as mãos estejam devidamente higienizadas. Além disso, é importante proteger a boca e o nariz com um lenço de papel (descarte logo após o uso) ou com o braço (e não as mãos) ao tossir ou espirrar. E, caso apresente sintomas respiratórios, como febre, tosse e dificuldade para respirar, deve-se evitar aglomeração de pessoas. Esses hábitos de higiene são extremamente importantes para evitar a transmissão de doenças respiratórias e orais