Segunda a sexta

Coronavírus: vacina da gripe não será distribuída no sábado em postos de BH

Centros de saúde da capital mineira seriam abertos no sábado (28) para a imunização de pessoas com idade acima de 60 anos contra a gripe; medida foi adiada

Por Lara Alves
Publicado em 27 de março de 2020 | 10:04
 
 
 
normal

Com risco de criar aglomerações de pessoas atrás da vacina contra a gripe nos postos de saúde, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decidiu que os centros não poderão distribuir as doses a ninguém neste sábado (28).

Continua, então, a vacinação apenas entre segunda-feira e sexta-feira exclusiva às pessoas maiores de 60 anos, nos postos de saúde da capital mineira e nas unidades da Drogaria Araújo. Aliás, novas remessas chegam a BH nesta sexta-feira (27), e todos os postos deverão estar completamente abastecidos na próxima semana.

A medida de suspender a vacinação no sábado segue recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Anteriormente, a PBH havia decidido pela abertura dos centros de saúde em caráter especial em 28 de março para imunização dos idosos – grupo considerado de risco para o novo coronavírus.

Contudo, nenhum outro município de Minas Gerais acompanhou a decisão. Diante desse cenário, moradores de outras cidades próximas a Belo Horizonte poderiam procurar pela vacinação no município, criando aglomerações nos postos e, portanto, aumentando o risco de transmissão do coronavírus. 

A PBH declarou que a imunização de moradores de outras cidades poderia gerar dados incorretos de cobertura vacinal em relação à população de Belo Horizonte. Uma nova data será marcada para abertura dos centros de saúde em um sábado para a vacinação contra a gripe, em conjunto com os municípios da região metropolitana.

Apesar de inúmeras reclamações de moradores quanto a ausência de doses suficientes nos postos de saúde de BH, a gestão municipal esclareceu que o Ministério da Saúde assumiu o compromisso de fornecer as doses necessárias para a imunização de todo o público-alvo da campanha nacional – cerca de um milhão de pessoas apenas na capital mineira.

Segundo a PBH, uma nova remessa chegará à Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira. "A previsão é que na próxima semana todos os centros de saúde e postos extras estejam abastecidos", declarou em nota.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!