Belo Horizonte entrou nesta quinta-feira (3) em seu terceiro dia com todos os três indicadores que medem a Covid-19 na cidade no nível verde, de controle. Mais cedo, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que foi orientada pelo comitê de enfrentamento à pandemia a decretar o fim do uso obrigatório de máscara em locais abertos.
Segundo o prefeito Alexandre Kalil (PSD), a obrigatoriedade "vai cair, mas aconselho não tirar". O infectologista Unaí Tupinambás, membro do comitê, reforça que a medida vale somente para locais abertos, como as vias públicas da capital.
"No Mineirão, por exemplo, o uso de máscara ainda é obrigatório, mesmo que a gente veja que torcedores não a utilizam. Nos ônibus, também continua obrigatório", pontua.
No Boletim Epidemiológico desta quinta, somente a ocupação dos leitos de enfermaria voltados para doença apresentou um ligeiro aumento, de 0,2%, passando de 35,9% para 36,1% em 24h.
Já a ocupação dos leitos de UTI apresentaram queda, caindo de 43,2%, na quarta-feira (2), para 40,1% nesta quinta. Ao mesmo tempo, o Número Médio de Transmissão por Infectado (RT), se manteve estável, em 0,75.
Até agora, BH totaliza 7.449 óbitos por Covid desde o início da pandemia, em março de 2020. A cidade tem 344.804 casos confirmados da doença e 2.552 ainda em acompanhamento.