Os indicadores que medem a situação da pandemia em Belo Horizonte registraram queda pelo quinto dia consecutivo. Com isso, a taxa de ocupação das enfermarias, que atualmente está no nível amarelo, de alerta, se aproxima da fase de controle.

Atualmente, conforme a prefeitura, a lotação está em 52,8%. Para atingir a zona verde, é preciso que o percentual fique abaixo de 50%. No dia anterior, o índice era de 53,5%. Nesta quinta-feira (6), ao anunciar nova flexibilização na cidade, o Comitê de Combate à Covid-19 ressaltou que a tendência é de mais reduções nos índices nos próximos dias.

A lotação das UTIs, único parâmetro do nível vermelho, caiu de 76,1% para 74,2% nas últimas 24 horas. Já a taxa de transmissão do vírus, que indica a quantidade de pessoas infectadas pela Covid, reduziu de 0,95 para 0,93 no período de um dia. 

Por causa das quedas, BH ampliou o horário de funcionamento dos restaurantes e bares, e permitiu a reabertura dos clubes de lazer. A abertura do comércio de alimentos, materiais de construção, bancas de jornais e clubes no domingo também está liberada. A flexibilização começa a valer a partir de sábado, 8 de maio.

Até esta quinta, a capital mineira tem 183.823 casos confirmados do novo coronavírus e 4.473 mortes em decorrência da enfermidade. Foram 1.387 novos infectados e 28 óbitos em 24 horas.