Pandemia

Cursos de saúde da UFMG podem emitir documento para vacinação de estudantes

A medida foi divulgada à comunidade acadêmica na tarde desta terça-feira (4)

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 04 de maio de 2021 | 16:17
 
 
 
normal

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) orientou que os colegiados dos cursos na área da saúde emitam declarações para estudantes que precisarem cursar matérias práticas ou estágio em serviços de saúde possam ser vacinados contra Covid-19. A medida foi divulgada à comunidade acadêmica na tarde desta terça-feira (4), e foi assinada pela Assessora da Reitora para a Área da Saúde, Cristina Gonçalves Alvim.

“Conforme estabelecido na 5ª edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, na estratégia de vacinação dos trabalhadores da saúde ‘será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde’. Diante do exposto, orientamos os Colegiados dos Cursos de Saúde, após autorização das Diretorias das Unidades Acadêmicas, a emitirem declarações para estudantes”, diz o texto.

Com isso, os colegiados de cada um dos cursos decidirão pela emissão ou não dos certificados. 

Será permitida a emissão em duas condições:

  1. Em atividade presencial de estágio em estabelecimentos de serviços de saúde neste momento; 
  2. Em atividade curricular obrigatória presencial prática autorizada pela Câmara de Graduação, desenvolvida em estabelecimentos de serviço de saúde (estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios) em março de 2021 e que devem retomar as atividades presenciais, assim que terminar o recesso acadêmico em maio, em consonância com os Ofícios 0205/2021 e 0214/2021 da Secretaria 

“Reiteremos que, nesse momento crítico, é necessário envidar os melhores esforços para viabilizar a formação de profissionais da saúde competentes, éticos e socialmente responsáveis e solicitamos à SMSA BH que amplie a autorização para retorno de atividades curriculares obrigatórias dos cursos de graduação da área da saúde desenvolvidas em serviços de saúde”, completa o informe.

Nesta etapa da vacinação, é preciso que trabalhadores de saúde ou estudantes em atividades presenciais cumpram os seguintes requisitos:

  • ser trabalhador de saúde em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte; 
  • ter preenchido o cadastro para a vacinação de trabalhadores da saúde, de forma válida; 
  • ter completado 18 anos ou mais, até 31 de maio de 2021; 
  • não ter recebido vacina contra a Covid-19; 
  • não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 15 dias; 
  • não ter tido Covid com início de sintomas nos últimos 30 dias. 

O trabalhador de saúde precisa apresentar no dia da vacinação: 

  • Documento de identificação com foto;
  • Documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado em Belo Horizonte por meio da apresentação de Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde

À reportagem, estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG haviam relatado receio de retomarem atividades, o que deve ocorrer no próximo 17 de maio, sem a permissão para vacinação. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!