A Defesa Civil emitiu, na manhã deste sábado (29), alerta de risco geológico de moderado a forte para todas as regiões de Belo Horizonte válido para os próximos seis dias com término na próxima sexta-feira (4).

Isso ocorre por causa da constante chuva que tem caído na cidade nos últimos três dias. Com a intensa penetração da água da chuva no solo, este vai se saturando e pode perder a estabilidade que sustenta muros. Por isso, há possibilidade de deslizamentos.

Além disso, o órgão também alertou para pancadas de chuva, rajadas de vento (em torno de 50 km/h) e raios ocasionais na capital, com volume esperado de 30 a 50 mm até 8h de domingo (30).

Nesta manhã, inclusive, ocorreu um deslizamento no bairro Estrela Oriente, potencializado pelas fortes chuvas. Veja abaixo como proteger.

Acumulado de chuvas

O órgão divulgou ainda o acumulado de chuvas referentes aos últimos três dias, desde última quarta-feira (26) até às 7h deste sábado (29).

Segundo a Defesa Civil, o órgão que mais registrou ocorrências de chuva foi a região Nordeste, com 96,8 mm. Em seguida, aparecem as regiões Norte e Oeste, com 90,6 mm e 90,4 mm, respectivamente. A média climatológica para o mês de dezembro é de 358,9 mm, segundo o INMET.

Veja as demais regiões: 

Barreiro - 81,4       

Centro Sul - 66,8       

Leste - 62,8          

Noroeste - 75,0             

Pampulha - 79,0       

Venda Nova - 69,8      

Veja o que a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda para se proteger dos riscos de deslizamento:

- Coloque calha no telhado da sua casa.

- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água.

- Não jogue lixo ou entulho na encosta.

- Não despeje esgoto nos barrancos.

- Não faça queimadas.

Sinais de que deslizamentos podem acontecer:

- Trinca nas paredes.

- Água empoçando no quintal.

- Portas e janelas emperrando.

- Rachaduras no solo.

- Água minando da base do barranco.

- Inclinação de poste ou árvores.