Barão de Cocais

Defesa Civil garante que 1 hora e 12 minutos é suficiente para evacuação

Em caso de rompimento da barragem Sul Superior, da Vale, cerca de 3.000 residências teriam que ser abandonadas

Por Mariana Nogueira e Rafaela Mansur
Publicado em 23 de março de 2019 | 12:51
 
 
 
normal

O porta-voz da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Flávio Godinho, garantiu neste sábado (23) que 1 hora e 12 minutos, o tempo que levaria para a lama chegar ao centro de Barão de Cocais, na região Central do Estado, em caso de rompimento da barragem Sul Superior, da Vale, é suficiente para a evacuação das cerca de 3.000 residências do local.

Segundo ele, uma estrutura de Polícia Militar foi instalada na cidade para atuar na evacuação, se necessário. Nesta sexta-feira (23), o nível de emergência do reservatório passou de 2 para 3.

"Se acontecer rompimento agora, temos 1 hora e 12 minutos para tirar todas as pessoas que estão na margem do rio que corta Barão de Cocais. Pelos cálculos e a expertise que nós temos, conseguimos fazer isso com segurança para essas pessoas", afirmou Godinho. "Se precisar retirar essas pessoas, nós temos o tempo necessário para fazer isso, não há risco. Se houvesse risco, as pessoas já seriam retiradas imediatamente", ressaltou.

De acordo com o tenente-coronel, um plano de contingência está sendo elaborado para a realização da evacuação. Cada bairro terá um ponto de encontro para que a evacuação ocorra com mais segurança. Na tarde deste sábado, às 14h, a Defesa Civil vai se reunir com a comunidade, no ginásio poliesportivo, para informar sobre a situação.

Em fevereiro, quando o nível de emergência da barragem passou de 1 para 2, 454 pessoas que vivem na Zona de Autossalvamento da estrutura foram evacuadas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!