Fique ligado!

Descarte irregular de lixo deixa garis feridos em Belo Horizonte

População deve descartar resíduos de forma consciente

Por CAROLINA CAETANO
Publicado em 17 de julho de 2020 | 13:59
 
 
 
normal

Sacolas amarradas de forma irregular, pedaços de vidro soltos, seringas sem proteção: a falta de conscientização de alguns moradores de Belo Horizonte fez com que, só em 2019, 146 garis fossem afastados das atividades devido a ferimentos causados durante o trabalho. Em tempos de pandemia devido ao Coronavírus, neste ano, máscaras e luvas também são jogados fora de forma errada.

"A gente observa que um problema recorrente é das pessoas não acondicionarem corretamente o resíduo perfurocortante que é destinado à coleta domiciliar. São garrafas e vidros quebrados, materiais de medicação sem proteção. Quando o gari vai fazer a coleta, o resíduo se rompe ou aquele material perfurocortante causa um rompimento do saco e o gari acaba se acidentando", explicou a chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Ana Paula da Costa Assunção.
 
Em casos de acidentes, o funcionário da SLU precisa passar por acompanhamento médico, tomar remédio e ser afastado. Durante a jornada de trabalho são disponibilizados aos garis uniformes com sinalização, botas e luvas. No entanto, a população também pode ajudar fazendo a sua parte. Atualmente, a coleta seletiva está suspensa devido à pandemia. 

"Tivemos que suspender a coleta devido ao risco de contaminação dos resíduos. Toda a coleta seletiva de Belo Horizonte é disponibilizada para os catadores de materiais recicláveis, são seis cooperativas, e há o risco de contaminação pela triagem de materiais", detalhou Ana Paula.

E com a doença chega também uma preocupação adicional com o descarte de máscaras e luvas. Os descartes devem ser de forma separada. "Esses materiais são os que têm o maior risco potencial de contaminação. Estamos distribuindo um folheto com informações de como deve ser feito o acondicionamento do resíduo e orientações de dia e horário de coleta. É importante a conscientização da população", finalizou.

Veja os cuidados que devem ser tomados:

** Lixo domiciliar deve ser descartado em dois sacos. Se houver o rompimento de um, o outro garante a proteção

** Coloque os resíduos em saco impermeável e resistente à ruptura.

** Respeite os limites de peso e espaço (dois terços) do saco.

** Embale em uma sacolinha máscaras, toalhas e lenços de papel, luvas descartáveis e papel higiênico antes de irem para o lixo

** Objetos perfurocortantes devem ser colocados dentro de garrafas pet ou caixas de leite longa vida vazias

** Cacos de vidros devem ser colocados em papel e, em seguida, passar fita crepe

** Evite descartar seringas e agulhas em lixo comum 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!