Quinta-feira (28) é o dia mais frio do ano em Belo Horizonte até o momento. Os termômetros marcaram 8,6ºC nas primeiras horas do dia na estação meteorológica instalada na região da Pampulha. Este é o terceiro recorde de baixa temperatura quebrado em apenas uma semana na capital mineira. O primeiro aconteceu na terça-feira (26), quando os termômetros marcaram menos de 10,6ºC. Um dia depois, nessa quarta-feira (27), a cidade registrou uma temperatura ainda menor: 9,3ºC entre 6h e 7h, também na Pampulha.

Frio recorde é mais um desafio para quem vive nas ruas de BH

Dadas as condições, a Defesa Civil de Belo Horizonte – que confirmou os três recordes da semana – emitiu um alerta no começo da semana para baixas temperaturas e índices de umidade do ar, válido até sexta-feira (29).

Apesar de o dia ter amanhecido gelado na capital mineira, a expectativa é que o sol ajude a esquentar no transcorrer da tarde e, na hora mais quente do dia, termômetros devem marcar 23ºC. A umidade do ar fica em torno de 30% à tarde – índice considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A recomendação é que os moradores de BH estejam mais atentos à hidratação no decorrer do dia, dormindo em lugares mais arejados, optando por banhos mais rápidos e mornos e preferindo alimentos mais leves. A baixa umidade do ar acentua os problemas respiratórios, mais uma preocupação em tempos de coronavírus.

Maio gelado

A cidade de Belo Horizonte, antes desta semana gelada, já tinha vivido seu dia mais frio do ano, em 10 de maio, segundo dados coletados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na estação meteorológica instalada em Cercadinho, na região Centro-Sul de BH – onde, normalmente, são registradas as temperaturas mais baixas, dada a ausência de prédios que diminuam a velocidade do vento. A sensação térmica àquele dia chegou a - 1ºC nos pontos mais altos da cidade.

Ainda na segunda-feira (25), havia a expectativa de que BH registrasse a temperatura mais baixa do ano nesta semana, na casa dos 8ºC – justamente como aconteceu nesta quinta-feira (28). Apesar de as chuvas que atingiram a cidade no fim de semana terem cessado ainda na segunda, a expectativa era que a temperatura continuasse a cair até sexta-feira. A queda da temperatura em BH e na região metropolitana é causada pela aproximação de uma massa de ar frio, que agora começa a perder força.