Os centros de formação profissional do Sistema Divina Providência estão com cerca de 3 mil vagas abertas para cursos de capacitação, divididos em 4 eixos de formação: Gastronomia; Beleza, Saúde e Bem-Estar; Gestão e Negócios e Tecnologia da Informação.

Ao todo são mais de 60 cursos, distribuídos nos 8 centros. A oferta varia por unidade, assim como a quantidade de vagas por turma e turnos disponíveis. O detalhamento completo das ofertas pode ser consultado em cada centro, presencialmente ou pelo telefone. Já as inscrições devem ser feitas presencialmente, na unidade escolhida para a capacitação. Outras informações, o interessado pode consultar no site do Sistema Providência.

Requisitos

A qualificação é dirigida ao desenvolvimento profissional em várias áreas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ou extrema vulnerabilidade, abrangendo pontos na capital mineira e da região metropolitana.

Para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, com renda de até R$170,00 e inscritas no CADÚnico, o curso é gratuito. A admissão é feita via Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), dependendo da disponibilidade de vagas e as inscrições são feitas após uma triagem.

Já os demais interessados também não pagam o curso, mas precisam ser apadrinhados no ato da inscrição. O padrinho, que não pode ser o pai ou a mãe do aluno, funcionários ou alunos do Sistema Divina Providência, é responsável pela contribuição do curso, que pode variar de uma a três quotas.

“A proposta do Sistema Divina Providência, por meio das suas 19 obras, é promover uma parceria com sociedade para que, além do custeio, também seja fomentada a cultura de doação. Nós entramos com a estrutura, com a qualificação, com a gestão, e com a organização, já os padrinhos colaboram com os custos. Queremos que mais pessoas estejam capacitadas a gerarem suas próprias rendas dignamente” explica Dolores Bertila, superintendente geral do Sistema Divina Providência.