Dois carros foram arrombados no estacionamento do Itaú Power Shopping, em Contagem, nesta sexta-feira (23). Nenhum suspeito foi identificado ainda. De acordo com a segurança do estacionamento, um outro arrombamento a carro já havia sido registrado no estacionamento esta semana.
Os carros roubados pertencem à professora Alessandra Maia da Silva, 36, e à supervisora de vendas Rochelle Maria Bahia, 54. Elas chegaram ao shopping de manhã, e quando voltaram ao estacionamento, por volta de 12h40, encontraram os dois veículos com as fechaduras danificadas, e sem os estepes.
Alessandra também teve roubados produtos limpeza, como detergente, amaciante e sabão em pó. Ela acredita que terá que cancelar uma viagem programada para hoje à noite. “Tenho uma festa de família marcada no interior de Minas. Mas a porta não tranca com a fechadura danificada, e o banco de trás não encaixa de volta no lugar, então não dá pra viajar com o carro assim”, lamenta.
Elas registraram uma ocorrência com os seguranças do estacionamento, e um boletim de ocorrência com um policial militar que passava pelo shopping.
Os dois carros estavam parados no setor C Vermelho do setor aberto do estacionamento, a menos de 100 metros de uma cabine de vigilância. No entanto, não há nenhum segurança na cabine, e somente dois seguranças estavam responsáveis por toda a área.
Os seguranças informaram que investigam qualquer movimentação suspeita, mas que o procedimento normalmente adotado por ladrões é observar os clientes, estacionar um veículo ao lado do automóvel alvo, e efetuar o roubo pela parte da frente do carro, o que chama menos a atenção do que pelo porta-malas.
Procedimentos após o roubo
Além do aborrecimento com o arrombamento, as proprietárias dos veículos também reclamaram da demora no atendimento pela Auto Park, empresa responsável pelo estacionamento. Elas demoraram mais de uma hora para serem atendidas por um representante do estabelecimento.
A Auto Park informou que vai solicitar que as donas dos veículos danificados encaminhem três orçamentos dos reparos necessários para serem ressarcidas, e que entrará em contato com elas em até 30 dias.
Em nota, o Procon lembra que as empresas responsáveis pelos estacionamentos comerciais têm obrigação de zelar pela guarda e segurança dos veículos, e o consumidor tem o direito de exigir indenização em caso de dano ou furto. Isso vale mesmo para estacionamentos que informarem em placas que não se responsabilizam por danos ou furtos que ocorrerem no local.