Apresentações musicais, jogos, brincadeiras e muito mais. O Domingo no Campus voltou a ser realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na região da Pampulha, em Belo Horizonte, após um hiato de três anos. Com atrações gratuitas e para todas as idades, o evento reuniu centenas de pessoas.

A criançada, por exemplo, aproveitou o dia de sol e o espaço para brincar de corrida, andar de bicicleta, além de participar de oficinas. Rafael Zimmerman, de 10 anos, gostou de poder voltar a divertir no campus da UFMG na companhia da madrinha e primos. 

"Estou gostando de explorar o local. Está bem legal andar de bicicleta, o tempo está bom. Já lanchei, assisti um show. Aproveitando bastante, pois gosto de ar livre, ainda mais com a pandemia que ficamos muito presos em casa", disse.

A retomada do Domingo no Campus é comemorada pela reitora da UFMG, professora Sandra Goulart. "Pra nós é grande satisfação, finalmente, retornar com o evento que é tradição. Momento de contato com a comunidade interna e externa. Mostrar que este é um espaço da comunidade e patrimônio do Estado e do país".

O servidor público Alessandro Liebman, de 41 anos, aproveitou o domingo de sol para levar a criançada para curtir. "Depois de ficarmos praticamente trancados em casa por mais de dois anos, é uma maravilha ver a criançada brincando e gastando toda energia acumulada. Aqui é um ambiente mega agradável e precisamos de mais eventos como esse", destacou.

Várias atrações 

Passeio ciclístico e piquenique musical foram algumas das atrações para o público. Sofia Costa Braga, de 9 anos, curtiu bastante a manhã juntamente das amigas e da família.

"Achei muito legal, pois tem várias brincadeiras, vários lugares para correr. Dá pra fazer muita coisa. O que mais gosto é de ficar junto com a minha família". Sofia participava de um piquenique caprichado com pão de queijo, salada de frutas e sucos. "Tudo está muito gostoso".

A volta do evento agradou o professor de Ciência da Computação Heitor Soares, de 47 anos. "O Domingo no Campus é muito gosto pois reúne crianças, animais e famílias. Finalmente depois da pandemia dar uma trégua podemos voltar. É muito bom".

"A UFMG é um espaço super democrático e aqui temos diversão para todos os tipos de idade com vários eventos acontecendo", complementou o docente da universidade.

Anote na agenda

A próxima edição do Domingo no Campus acontecerá em 4 de setembro. "Será às vésperas do aniversário de 95 anos da UFMG. Teremos bolo, pois queremos comemorar com a sociedade. Somos um patrimônio do povo mineiro e estamos muito animados", afirmou a reitora da instituição de ensino.

Sandra ainda fez um apelo sobre a necessidade de que não ocorra cortes nos repasses orçamentários para as universidades. "Estamos muito tristes com os cortes e bloqueios. Além de afetar o ensino, pesquisa de extensão também vai impactar a relação com a sociedade".

Na semana passada, segundo a reitora, o corte foi diminuído de 14,5% para 7%. "Queremos zerar. A sociedade já mostrou que educação, ciência e tecnologia são investimentos", concluiu.