Termina na próxima sexta-feira (6) o prazo para eleitores de 62 cidades de Minas Gerais (veja lista abaixo) fazerem o recadastramento biométrico. Quem não realizar o procedimento terá o título de eleitor cancelado.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), os municípios têm, juntos, 2.759.386 eleitores, dos quais 2.031.720 já fizeram o recadastramento, o que corresponde a 73,63%. Restando, assim, 727.666 cidadãos (26,37%) que ainda não coletaram os dados biométricos.
Quem não procurar a Justiça Eleitoral nesse prazo ficará impedido de votar em qualquer eleição oficial, incluindo as eleições municipais deste ano, até regularizarem a situação.
A regularização poderá ser feita a partir da próxima segunda-feira (9). Para o eleitor poder votar nas Eleições 2020, é necessário que o procedimento seja feito até 6 de maio, quando o cadastro eleitoral é encerrado.
Recadastramento
Para fazer o recadastramento biométrico é necessário que o eleitor apresente documento de identificação oficial e comprovante de endereço. Para os homens maiores de 18 anos que forem tirar o título pela primeira vez, também é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.
Em todos os municípios, o atendimento é feito por ordem de chegada ou por agendamento, que deve ser feito no site do TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor (148). Algumas cidades possuem postos de atendimento extras, além daqueles localizados nos cartórios eleitorais. Saiba mais AQUI.
Veja a lista com as 62 cidades em que o prazo para a revisão biométrica está prestes a terminar:
Abaeté
Águas Formosas
Aiuruoca
Amparo do Serra
Barão de Cocais
Barra Longa
Bocaiúva
Bom Jesus do Galho
Candeias
Carangola
Caratinga
Casa Grande
Conselheiro Lafaiete
Conselheiro Pena
Cordisburgo
Coroaci
Cuparaque
Dom Cavati
Dores do Indaiá
Ervália
Estrela do Indaiá
Eugenópolis
Fortuna de Minas
Governador Valadares
Guaraciaba
Ibirité
Itabira
Itabirinha
Itajubá
Itapecerica
Itumirim
Jeceaba
Juiz de Fora
Lajinha
Luminárias
Mantena
Matipó
Montes Claros
Nova Lima
Ouro Branco
Paraopeba
Passa Tempo
Patrocínio
Peçanha
Pequi
Ribeirão das Neves
Rio Pomba
Sabará
Santa Bárbara do Leste
Santa Helena de Minas
Santa Luzia
Santa Margarida
São Félix de Minas
São Gotardo
Sete Lagoas
Silveirânia
Tarumirim
Teixeiras
Tiradentes
Tocantins
Ubaporanga
Vespasiano
Nas eleições municipais de 2020, a biometria será obrigatória em 259 municípios mineiros, incluindo os 62 que estão terminando a revisão biométrica nesta sexta-feira.
Nas outras 594 cidades, o recadastramento já é realizado, mas ainda não há prazo definido para o comparecimento do eleitor. Dos 15.766.333 eleitores mineiros, 7.998.720 já fizeram o recadastramento, o que corresponde a 50,73% do eleitorado, de acordo com o TRE-MG.