COMBATE À VIOLÊNCIA

Enfermagem UFMG e PCMG se unem para levantar dados de violência contra a mulher

Iniciativa quer ajudar no cálculo da subnotificação das violências; projeto também vai analisar perfil das vítimas e das agressões em Minas Gerais

Por Isabela Abalen
Publicado em 07 de março de 2023 | 12:47
 
 
 
normal

Uma parceria entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) vai levantar dados atualizados sobre a violência contra mulheres e meninas em Belo Horizonte e em todo o Estado. O projeto vai reunir informações de ocorrências de crimes e de atendimento de saúde para minimizar a subnotificação dos casos. 

Para levantar informações sobre a prevalência das agressões, mortalidade, assistência em saúde e perfil das vítimas e dos crimes cometidos contra as mulheres, a Polícia Civil vai desenvolver e aprimorar um programa de gerenciamento de dados específico. Nele, serão reunidas informações de diversos sistemas de segurança pública de Minas Gerais, divididos entre corpo delito e necropsia (nos casos em que houve morte). 

A partir das informações da polícia, inicia a relação com os dados de saúde. “Iremos relacionar os dados provenientes do banco da Polícia Civil com os bancos de dados do Setor de Saúde, como o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM)”, explica coordenadora do projeto, Deborah Carvalho Malta, professora da Escola de Enfermagem da UFMG. 

Segundo a professora, com as informações organizadas, será possível que os pesquisadores analisem a ocorrência e o perfil das agressões em BH e no Estado, a fim de propor ações para minimizar os casos de violência de gênero e melhorar o atendimento às vítimas. “Compreender a associação entre as desigualdades sociais e as vulnerabilidades das mulheres é essencial no desenvolvimento de políticas públicas que funcionam no enfrentamento da violência contra mulheres e meninas”, ressalta. 

O projeto recebeu o nome de “Prevalência, mortalidade e carga global da violência com foco na violência contra meninas e mulheres” e está sendo realizado em parceria com a Organização Não-Governamental Vital Strategies. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!