Buscas

Escaladores brasileiros desaparecem no Monte Fitz Roy, na Argentina

Um dos escaladores é o mineiro Leandro Ianotta e o outro é o capixaba Luciano Amaral.

Por Natália Oliveira
Publicado em 22 de janeiro de 2019 | 13:17
 
 
 
normal

Dois escaladores brasileiros desapareceram no Monte Fitz Roy, no Parque Nacional Los Glaciares, na região da Patagônia Argentina, na divisa com o Chile, no último domingo (20).  Um dos escaladores é o mineiro  Leandro Ianotta e o outro é o capixaba Luciano Amaral. 

De acordo com informações de sites de escaladas do Chile, socorristas do parque e voluntários fazem buscas pelos desaparecidos.

O último contato dos dois com familiares e amigos foi no último dia 15 de janeiro, antes de começar a escalada. Era para eles retornarem no domingo (20), mas não apareceram. Na segunda (21), começaram as buscas. 

Na última quarta-feira (16), segundo sites locais, uma frente fria muito severa atingiu a montanha. Leandro chegou a postar uam foto já no Monte no último dia 15.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fitz Roy/El chalten/Patagônia A primeira investida foi incrível, caminhada longa por trilha, atravessar um glaciar até o "Passo Superior" para depois escalarmos a Brecha dos Italianos, aprox. 250 metros de neve e rocha até a Silla, foi difícil identificar a base da via Franco Argentina e com o vento forte que vinha do Cerro Torre, decidimos descer e esperar a próxima Janela, aprendendo a cada dia e em quanto isso, sigo pedindo ao Anjo da guarda escalador uma força! Vamooo Fotos e vibe Fabrício "Amaral" @decathlonbelohorizonte @simondchamonix @4climb @mracaicastelo #fãdeesporte #souesportista #climb #climbing #climbing_worldwide #climbingmountains #montain #climbingwall #tradicionalclimbing #climbingtrip #escalada #escaladanogelo #escaladanofrio #escaladanovento #escaladademontanha #elchalten #parquenacionallosglaciaresargentina #patagonia #fitzroy #mrbean #mrguia #decathlon #simond #simondbh #obrigadorere #obrigadoleozinho #vivaoclimb

Uma publicação compartilhada por Leandro Iannotta...Mr.Bean (@leandroiannotta) em

O Ministério das Relações Exteriores informou que o Consulado do Brasil em Buenos Aires acompanha o caso e presta a assistência cabível aos familiares dos dois. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!