Após a decisão da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais de suspender as aulas da rede estadual entre os dias 18 (quarta-feira) e 22 (domingo) de março para prevenção contra o coronavírus, escolas particulares da capital estão tomando a mesma decisão. 

Confira a lista das escolas que já anunciaram interrupção das atividades:

- Colégio Mangabeiras

- Colégio Balão Vermelho

- Colégio Santa Maria

- Colégio Padre Eustáquio

- Colédio Marista Dom Silvério

- Colégio Arnaldo 

- Colégio Loyola

- Colégio Imaculada Conceição

- Colégio Santo Agostinho

- Colégio Santo Antônio

- Colégio Santo Tomás de Aquino

- Coleguium 

- Colégio Chromos

Após uma reunião com representantes do governo estadual, o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG) já havia emitido uma recomendação nesse domingo para que as escolas privadas fechassem as portas durante esses cinco dias. 

De acordo com a presidente do sindicato, Zuleica Reis Ávila, trata-se de um momento de preparação para um possível fechamento futuro das escolas, sem data para terminar. Uma das preocupações das escolas, diz ela, é não perder o ano letivo. Isso porque todas as escolas precisam ter, pelo menos, 200 dias letivos por ano, o que pode ser comprometido se precisarem manter as portas fechadas por muito tempo, além de recessos, como as férias de julho e dezembro, e datas como a Semana das Crianças, em outubro.

De acordo com dados do Sinep, a rede particular da educação básica (do ensino infantil ao médio) de Minas Gerais incluir cerca de 654,5 mil alunos — 150,6 mil deles, em Belo Horizonte.

Escolas municipais vivem indefinição

O Conselho Estadual de Educação deve divulgar nesta segunda-feira uma portaria recomendando que todas as escolas de Minas Gerais suspendam as atividades entre os dias 18 e 22 de março. A informação é de Hélvio de Avelar Teixeira, presidente do conselho.

A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte informa que as escolas municipais só vão paralisar as atividades após decisão da Secretaria Municipal de Saúde.

Ensino superior

Estudantes das instituições particulares Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Pontíficia Universidade Católica (PUC-Minas) e Fumec também estão dispensados de aulas e outras atividades acadêmicas presenciais a partir desta segunda-feira (16). 

A suspensão para alunos dos quatro cursos de graduação e de quaisquer outros eventos institucionais e acadêmicos está mantida na Ciências Médicas pelas próximas duas semanas. 

Aulas na PUC estão suspensas até, pelo menos, 31 de março. A partir desta segunda-feira (16), os estudantes seguem o calendário de aulas por meio das plataformas online, SGA e Canvas. Alunos matriculados em disciplinas com atividades prático-laboratoriais receberão um cronograma de reposição. Além da suspensão das aulas, outros setores da universidade também serão readequados. 

Estudantes da Fumec estão inicialmente dispensados das atividades acadêmicas apenas nesta segunda-feira (16). Contudo, uma reunião da comissão técnica da faculdade está prevista para acontecer ainda no período da tarde e, após o encontro, será apresentado um plano de ação – que pode contemplar a suspensão das aulas por um período maior.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou, na tarde desta segunda-feira, que vai suspender as aulas presenciais por tempo indeterminado a partir de quarta.