Talento

Estudante recita mais de 10 mil dígitos e quebra recorde mundial de memorização

Teve momentos que pensei que não ia conseguir, revelou Maike Anthony

Por Vitor Fórneas
Publicado em 25 de julho de 2022 | 21:12
 
 
 
normal

Maike Anthony dos Santos Silva tem apenas 17 anos e conseguiu quebrar o recorde mundial de memorização ao recitar mais de 10 mil dígitos em duas horas. O morador de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, estuda eletrotécnica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). A conquista foi reconhecida pelo Guinness World Records nesta semana.

O estudante conta à reportagem de O TEMPO que sempre gostou muito de Matemática e que o sonho era conquistar a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública (OBMEP). Para conquistar o objetivo, Maike conta o que começou a fazer.

“Passei a estudar técnicas de memorização. Fui estudando técnicas para cálculo mental e lendo livros sobre o assunto. Acabei me apaixonando pela memorização e decorei a tabela periódica e os países do mundo”, conta.

Durante os estudos ele acabou descobrindo o recorde mundial que era de 4,5 mil casas decimais. “Comecei a estudar para quebrá-lo. Foi quase um ano de preparação. No dia 6 de fevereiro recitei 10.122 casas decimais. Por dia eu memorizava 1.008 dígitos do número Euler, que é uma constância da Matemática”.

O teste de Maike contou com a participação de duas testemunhas e um cronometrista. “Estava com meu olhos vendados. Tudo foi gravado, sem nenhum corte. Falei os mais de 10 mil dígitos corretamente sem dar pausa e acabei em 2 horas e 20 minutos”, relembra.

A gravação foi encaminhada para o Guiness e o reconhecimento aconteceu na última segunda-feira (18). Maike conta o sentimento diante da conquista. “Nossa! Passei muito tempo treinando, praticando. Teve momentos que pensei que não ia conseguir. Quase um ano de treinos e, agora, ver que deu certo é uma felicidade muito grande”.

Maike agora vive a expectativa de receber a placa do recorde mundial e de conquistar mais um sonho. “Pretendo passar em uma universidade dos Estados Unidos e estudar Matemática”, finaliza.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!