Neste sábado (3) e neste domingo (4), a equipe de 9 estudantes da Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, obra do Sistema Divina Providência, participa pela primeira vez do torneio de Robótica Master Piece, na categoria FIRST® LEGO® League Challenge, no Centerminas Expo. A instituição é a única representante do Terceiro Setor nesta categoria que é realizada pelo Serviço Social da Indústria, SESI/MG.
A Stark City, nome escolhido pelos estudantes, é composta por seis meninas e três meninos: Ana Julia Silva Correa, Gabriele Vitória da Silva, Ryan Ferreira bezerra, Anny Beatriz Fernandes Santos de Almeida, João Vítor Silva Castor, Amanda Victória Gomes Eduardo, Gabriel Luiz Nunes Guassarone, Emilly Esther Gomes Ribeiro, Ana Luiza da Silva Prates, todos da região periférica de Ribeirão das Neves.
O grupo teve quatro meses para se preparar para essa edição e tentam uma vaga para a próxima etapa, que será realizada em Brasília.
Torneio Master Piece
O Master Piece, é um torneio mundial de robótica que une criatividade e tecnologia, onde crianças e adolescentes tem uma série de missões que são definidas de acordo com cada categoria, sendo: FIRST® LEGO® League Challenge (9 a 15 anos); Discover (3 a 6 anos) e explore (6 a 10 anos). Para participar a equipe não precisa estar ligada a uma instituição educacional, basta possuir a maleta, o tapete e ter de 4 a 10 integrantes, além dos dois técnicos responsáveis pelo grupo.
A categoria FIRST® LEGO® League Challenge desafia a equipe a desenvolver um robô LEGO® capaz de cumprir missões em uma mesa, conhecido como Desafio do Robô. Além disso, os estudantes também têm que encontrar uma solução inovadora por meio de uma pesquisa alinhada com o tema da temporada.
A cada temporada a temática é renovada e para a edição 2023/24 o tema é “Arte e Tecnologia”. Sob a orientação dos técnicos, os jovens trabalham em conjunto, fundamentando-se em valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável.
Seguindo regras específicas para cada temporada, eles embarcam na construção do robô, baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, programado para cumprir uma série de missões desafiadoras nos dois dias de competição. Para progredir no torneio, o grupo deve realizar todas as tarefas e alcançar um equilíbrio exemplar em todas as categorias avaliadas, incluindo Desafio do Robô, design do robô, pesquisa e valores fundamentais, outra parte da competição é a preparação de uma apresentação do projeto de Tecnologia e Arte aos jurados do torneio.
Minas Gerais no ranking mundial
Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, FIEMG, o torneio de Robótica FIRST® na categoria FIRST LEGO League Challenge registrou mais de 300 escolas participantes nos últimos anos, com um crescimento anual de 30% desde 2018. Os mineiros têm tradição de vitórias. A Equipe LEGO BROS, de São Gonçalo do Sapucaí, já levou três títulos (em 2017, 2019 e 2023). A ATOMBOT, de São João Del Rei, foi campeã duas vezes (em 2019 e em 2022) e a TURMAS DO BOB, de Governador Valadares (em 2020)