O Exército Brasileiro disponibilizou 15 militares para atuação nas unidades especializadas de saúde criadas pela Prefeitura de Belo Horizonte para o combate à pandemia de coronavírus na capital. Eles vão se revezar em três equipes de trabalho nos Centros de Doenças Respiratórias/Covid-19 (CDR/Covid) na UPA Centro-Sul, que já funciona desde 3 de março, e na de Venda Nova, que será aberto nesta quarta-feira (25).

O novo serviço está atendendo pacientes com sintomas de doenças respiratórias (febre, tosse e dificuldade para respirar), o que pode incluir infectados com coronavírus. O atendimento acontece diariamente, das 7h às 19h.

Os militares darão apoio administrativo aos centros especializados, preenchendo as fichas de atendimento e auxiliando na organização do fluxo. Além das duas novas unidades, Belo Horizonte conta com 152 centros de saúde e nove Unidades de Pronto-Atendimento. A Polícia Militar cedeu dois pediatras, que estão atendendo nas UPAs Pampulha e Venda Nova.

O CDR/Covid atendia, inicialmente, casos notificados como suspeitos de Covid-19, mas, devido à transmissão local do novo vírus, o critério para atendimento foi ampliado. 

Cada centro conta com dois médicos, três técnicos de enfermagem e um enfermeiro. A infraestrutura de atendimento inclui dez macas, medicamentos e equipamentos de oxigenação e de aferição de pressão arterial. 

Endereços:

UPA Centro-Sul - Rua Domingos Vieira, 488
UPA Venda Nova - Rua Padre Pedro Pinto, 175, 2º andar