Pânico

Faculdade de Contagem é evacuada após alunos soltarem spray de pimenta

Há pouco mais de um mês, um fato parecido aconteceu na instituição

Por Bruno Menezes e Gabriel Moraes
Publicado em 10 de outubro de 2019 | 22:32
 
 
 
normal

Pela segunda vez em cerca de 40 dias, as aulas do turno da noite do Centro Universitário Una de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, tiveram de ser suspensas após um gás de pimenta ter sido lançado nos corredores da instituição. 

De acordo com alunos da universidade, por volta das 19h30 desta quinta-feira (10), alarmes de evacuação e mensagens via WhatsApp em grupos foram disparadas alertando os estudantes de que Bloco A deveria ser evacuado, devido o gás. 

“A gente estava dentro de sala e recebemos mensagem de que haviam estourado gás de pimenta na faculdade. E acabou que as aulas que a gente estava tendo foram canceladas. Eu tinha acabado de sair do banheiro, quando eu aspirei eu senti”, disse a estudante Vithoria Mendes, de 18 anos.

"Depois que tocou o alarme, nós fomos instruídos a evacuar o prédio. A princípio a gente até achou que fosse uma simulação de incêndio, mas foi nos comunicado que era real", disse a estudante Lisley Kelly, de 23 anos.

Por não ser a primeira vez que o episódio ocorre na instituição, alunos estão revoltados com a situação. “Fica um sentimento de revolta. Hoje a gente tinha prova e foi desmarcada. A minha professora mesmo está grávida e podia ter passado mal. Querendo ou não faz mal para outros alunos e é uma tremenda infantilidade de quem faz isso”, reclamou.

Viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar compareceram ao local para averiguar a situação. 

Em nota, a Una informou que o edifício foi evacuado como medida de precaução, seguindo o protocolo de segurança da universidade. A instituição disse ter sido vítima, mais uma vez, "de pessoas levianas" que lançaram um spray de pimenta na unidade de Contagem. 

"A Una reitera sua profunda indignação com a repetição deste ato gravíssimo contra sua comunidade acadêmica e ressalta que está apoiando o trabalho da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Contagem, que vem aprofundando a investigação", diz o comunicado.

A instituição informou que segue empenhada na apuração dos fatos, e que cedeu as imagens de todas as câmeras do circuito interno de segurança, além de todas as informações necessárias para chegar aos responsáveis.

"A Una se une a todos os seus alunos no repúdio total a essas agressões gratuitas e sem propósito e esclarece que está tomando todas as medidas cabíveis para punir os responsáveis e evitar que novos fatos como este ocorram", diz a nota.

As aulas estão mantidas normalmente nesta sexta-feira (11/10) e as medidas de segurança serão reforçadas.

Relembre

No dia 2 de setembro, as aulas do turno da noite da Una Contagem  tiveram que ser suspensas após um gás de pimenta ter sido lançado do terceiro andar do prédio da instituição. A suspeita inicial era que uma de bomba de gás lacrimogêneo teria explodido nos corredores do centro universitário.

Por meio de SMS enviado aos alunos, a faculdade informou que teve de cancelar as aulas “em catáter emergencial para a segurança de toda comunidade acadêmica e melhor apuração do fato ocorrido.”

A instituição informou, na época, que ninguém se feriu e que alunos que se sentiram mal, foram atendidos pela equipe de saúde do campus e passam bem. Um processo administrativo foi instaurado para apurar o ocorrido.

Atualizada às 9h59, em 11 de outubro de 2019.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!