Belo Horizonte começa, nesta segunda-feira (4), a campanha de vacinação contra o sarampo para crianças 6 meses a 4 anos. O imunizante estará disponível, até o dia 3 de junho, em todos os centros de saúde. A expectativa é vacinar cerca de 117 mil crianças na capital.
A vacinação é realizada em paralelo as campanhas de aplicação da quarta dose da Covid e da gripe, também iniciadas nesta segunda. Só que estas são voltadas aos idosos a partir de 80 anos.
De acordo com o diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica de Belo Horizonte, Paulo Roberto Correa, o sarampo é uma doença respiratória de alta transmissibilidade que voltou a assombrar o país. No entanto, a pandemia e a disseminação rápida das 'fake news' sobre a ineficàcia das vacinas foram capazes de promoverem a diminuição da procura por imunização no país, o que provocou a volta de doenças já erradicadas.
" A pandemia fez com que diversas salas de vacinas fossem fechadas no país, o que deixou muitas crianças desprotegidas. Além disso, as fake news sobre a ineficácia das vacinas no combate e controle de doenças foram capazes de afastar as pessoas das unidades de saúde. Por isso, o Ministério da Saúde manteve o alerta para a circulação ativa do vírus no país e, por ser uma doença de alta transmissão, é necessária uma cobertura vacinal elevada, cerca de 95%, para que a circulação seja interrompida", explicou Paulo Roberto.
Preocupado com a saúde da filha, o técnico em automação Cristiano Costa, de 31 anos, não perdeu tempo e levou, nesta segunda, a pequena Luíza, de 2 anos, para ser imunizada contra o sarampo, na unidade de saúde do bairro Camargos, na região Noroeste de Belo Horizonte.
" Quando fiquei sabendo da campanha e como já sabia que minha filha ainda não tinha tomado a vacina contra o sarampo já quis trazer de uma vez. Sempre faço questão de deixar o cartão dela atualizado", disse o técnico em automação.
Para a criança ser vacinada
É fundamental que os pais ou responsáveis levem um documento da criança r a caderneta ou cartão de vacinação para conferência das doses aplicadas.
Casos
Em Belo Horizonte, o último caso de sarampo confirmado foi em 2020.