Região Norte

Família denuncia ação violenta da PM em BH com socos e mata-leão; veja vídeo

Polícia alega que uso da força foi necessário porque suspeito apresentou resistência

Por Lucas Gomes
Publicado em 27 de março de 2023 | 09:33
 
 
 
normal

Moradores do bairro São Tomaz, na região Norte de Belo Horizonte, denunciam uma suposta abordagem truculenta da Polícia Militar (PM) contra um morador da rua Maria Cândida. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram militares dando socos no abordado enquanto um policial o enforca com o golpe conhecido como mata-leão. O caso ocorreu nesse domingo (26).

Após as agressões, as imagens mostram o jovem de 20 anos sendo carregado pelos braços e pelas pernas aparentemente desmaiado. Na sequência, ele  é colocado na viatura. Durante a abordagem, é possível ouvir mãe e irmã do suspeito gritando. “Estão matando meu irmão, estão matando meu irmão”, diz a familiar. 

 

Testemunhas disseram que, durante a averiguação da primeira viatura que chegou ao local, não foram registrados problemas. “Pararam, conversaram de boa, fizeram a abordagem. Quando chegou a segunda viatura, eles já chegaram batendo, não queriam saber se tinha família perto. Ele (suposta vítima) desmaiou depois do mata-leão”, disse uma pessoa ouvida pela reportagem. “É um absurdo o que eles fizeram”, finalizou. Um vídeo recebido pela reportagem mostra o clima ameno quando apenas uma viatura estava na rua Maria Cândida.

Segundo a versão da Polícia Militar, a abordagem foi feita durante a operação “BH Mais Segura” que tem o objetivo de “evitar homicídios e tráfico de drogas na região”. “Foi abordado um indivíduo conhecido no meio policial pelo envolvimento com a criminalidade. Procedemos a abordagem ao suspeito e foram localizados alguns materiais. No momento de algemar o indivíduo, este resistiu e tentou investir contra os militares, porém foi contido com o apoio das demais guarnições”, diz trecho da ocorrência.

Militares alegam que prenderam com o suspeito R$ 163, uma réplica de arma de fogo, um rádio comunicador, 13 pinos de cocaína, 31 buchas de maconha e dois celulares. A guarnição enviou, também, um vídeo da rede social do rapaz no qual ele exibia rádio comunicador e parte da droga que teria sido apreendida. Familiares do suspeito dizem, no vídeo, que “a polícia não encontrou nada com ele”. “Não pegou ele com nada, eles forjaram. Eles forjam tudo, não é a primeira vez que *fazem isso. É com morador da rua, eles ameaçam dar tiro, nem perto a gente podia chegar, meninos pequenos estavam na rua. Fazem o que querem, aprontam o que querem e fica por isso mesmo”, afirmou à reportagem uma pessoa próxima do suspeito.

Por meio de nota, a Polícia Militar de Minas Gerais disse que a ocorrência era relacionada ao tráfico de drogas e que “em razão da resistência por parte do abordado, foi necessária a utilização de força para condução do envolvido”. A corporação não se manifestou sobre as agressões filmadas.  

Nesta segunda-feira (27), o abordado compareceu com a advogada na Central de Flagrantes 4. A família pretende acionar a Corregedoria da PM

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!