Famílias afetadas pelas chuvas em Belo Horizonte, que ainda estão em pousadas, abrigos ou na casa de parentes vão ter facilitação para conseguir viabilizar recursos para alugel de uma nova moradia. As medidas foram anunciadas em decreto pubicado no Diário Oficial do Município (DOM), validado pelo prefeito Alexandre Kalil. É uma espécie de flexibilização da atual bolsa moradia, conforme explicou a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel).

Segundo a companhia, agora, em decorrência das medidas emergenciais que estão sendo tomadas pela prefeitura por conta da pandemia de coronavírus, as famílias vão poder solicitar auxílio-moradia no valor de R$ 500. O levantamento de quantas famílias estariam aptas a solicitar os valores ainda estava em andamento, até a postagem desta reportagem. 

Antes, para ter acesso a esses valores, as famílias indicavam moradia e a Urbel fiscalizava para saber se o local era seguro. Agora, as pessoas que ainda estão desabrigadas em decorrência das chuvas vão poder solicitar o benefício mesmo que estejam morando na casa de parentes. 

A intenção, segundo a Urbel, é facilitar o processo.A fiscalização em relação a segurança desse imóvel compartilhado com outros membros da família vai continuar. A companhia não descarta que as novas medidas em caráter emergencial, classificadas como abono pecuniário, possam ser valiadas de forma definitiva. 

Funcionamento

Como parte dos esforços de contenção da Covid-19, os atendimentos presenciais na Urbel estão temporariamente suspensos, exceto pagamentos de indenizações já agendados.

 Os encaminhamentos de vistorias ou acesso ao Programa Bolsa Moradia serão realizados pelo telefone 98888-3279.