REINADEIROS

Festa de congado celebra Nossa Senhora do Rosário: 'Estarmos aqui é uma vitória'

Mês de outubro é dedicado a celebração de Nossa Senhora do Rosário pelas guardas de congado de Belo Horizonte

Por Manuel Marçal
Publicado em 16 de outubro de 2022 | 16:05
 
 
 
normal

Mantendo a tradição de quase cem anos, a guarda de congado São Jorge Nossa Senhora do Rosário realiza a Festa Grande, no bairro Concórdia, na região Leste de Belo Horizonte. A celebração ocorre todo terceiro domingo do mês de outubro e reúne várias outras cortes da capital em homenagem a santa. A festa, que teve início pela manhã, está prevista para terminar a noite, com um cortejo que percorre várias ruas do bairro. 

 

A rainha conga, Kelly Simone Conceição Cruz Santos, 51 anos, explica que a festa segue uma tradição iniciada pelos seus bisavós, e que, isso representa uma vitória. “Estarmos aqui hoje é uma vitória. E estarmos aqui - resgatando e mantendo essa tradição por tantos anos é uma vitória”, comenta diante de todas as adversidades que o povo negro enfrenta ao longo dos séculos, bem como os casos de intolerância religiosa presente no país.  

 

“Uma nação soberana se faz com respeito ao próximo. E nós não podemos nos calar diante desses casos de intolerância religiosa, onde as pessoas se sentem protegidas por uma autoridade superior, em desrespeito ao próximo, em desrespeitar a sua opção, seja ela política, religiosa ou de gênero. Porque uma nação soberana se faz com respeito ao próximo, com redução de desigualdade. Porque se você quer, realmente, uma nação soberana e justa, tem que ter o respeito ao próximo. ‘Amor ao próximo como a si mesmo’ é um princípio cristão, mas, se cristão verdadeiramente não é fácil”, frisa a reinadeira.  

 

A Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário é um dos reinos (côrtes) mais tradicionais de Belo Horizonte. Fundada em 1938 no bairro Concórdia, foi uma das primeiras cortes lideradas por uma mulher: em 1972, Vilma Lima Conceição assumiu o cargo de capitã, um dos mais importantes na hierarquia religiosa. 

 

O andor para Nossa Senhora do Rosário estava repleto de rosas e adornado com fitas de seda. As mãos por trás desse trabalho artesanal, era o capitão da guarda, Cassios Wellington, de 26 anos. Ele fez toda a decoração durante a festa, antes da chegada das primeiras guardas de congado. “Desde criança que eu venho admirando e ajudando na construção da festa. E, desde os meus 13 anos, eu comecei a decorar o templo, as festas e o altar e, assim, vou seguindo a tradição da minha avó e da minha mãe”, conta o rapaz que foi consagrado como capitão da guarda em 2019.  

 

Anualmente, a Côrte mantém a Festa de São Jorge, no mês de abril, e a Festa de Nossa Senhora do Rosário, no mês de outubro. Os festejos atraem centenas de pessoas e cortes de visitantes, mantendo viva a tradição do reinado e da cultura banto-mineira. 

 

Recentemente, a Guarda lançou um site em que compartilha não só seu calendário de festas, mas também um pouco de sua história – contribuindo para o reconhecimento, a valorização e a divulgação da cultura congadeira. Acesse em: http://www.guardasaojorge.com.br/ 

Serviço 

Festa de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Concórdia 

16/10, domingo . Festa Grande 
10h - Oração Mór - Tríduo 
13h - Almoço fraterno 
18h - Encerramento 

17/10, segunda-feira 

18h - Início dos Festejos 

20h – Jantar 

22h - Encerramento 

18/10, terça-feira 

18h - Início dos Festejos 

19h -  Procissão 

20h - Jantar 

22h - Encerramento 

22/10, sábado . Encerramento 

9h - Início dos festejos 

12h - Sopa do Zarur 

20h - Encerramento 

Onde. Sede da Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário (rua Tamboril, 639, Concórdia) 

Acesso é gratuito 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!