Apesar da fumaça avistada de longe e de os bombeiros terem sido acionados, a Alfa Imobiliária que atualmente é responsável pelo edifício do antigo hotel Othon Palace disse que a fumaça que sai do prédio, na manhã desta sexta-feira (24 de fevereiro), não é de um incêndio no imóvel, mas de incidente ocorrido durante uma troca de um antigo gerador de energia por um mais moderno. 

"O antigo aparelho, utilizado para alimentar o sistema de ar-condicionado era movido à diesel e sofreu uma pequena explosão durante a troca, ocasionando a queima do combustível, incidente responsável pelo volume de fumaça", disse em nota. 

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Alfa, o Corpo de Bombeiros foi acionado logo quando o incêndio começou e que a situação já está controlada. A imobiliária informou ainda que não há risco de explosão e nem danos materiais ao edifício, funcionários ou o entorno da edificação. 

Os bombeiros informaram que foram acionados para o prédio por volta de 11h30 e que o local foi evacuado. O incêndio atingiu o 3º e o 4º andar do imóvel e a situação já foi controlada. Não há vítimas na ocorrência.

Símbolo de BH

O prédio, com 296 quartos, foi construído em 1978 em formato de meia-lua na avenida Afonso Pena com ruas Bahia e dos Tupis, no centro da capital mineira. Considerado um dos símbolos da capital mineira, o hotel foi fechado no fim de 2018, após enfrentar uma grande crise financeira com o aumento no número da rede hoteleira de BH desde a Copa do Mundo no Brasil. 

Durante quatro décadas, o Othon foi referência no setor hoteleiro belo-horizontino, pelas instalações de luxo, pela efervescência cultural e por receber celebridades e chefes de Estado. Desde o seu fechamento, teve a entrada tomada por moradores de rua, que dormiam em frente ao antigo luxuoso hotel.

Em 2021 ele foi arrematado por R$ 32,4 milhões pelo grupo Alfa Empreendimentos Imobiliários, de Belo Horizonte. Os novos proprietários devem ficar atentos, já que a fachada do edifício é tombada e qualquer mudança deve passar pela autorização dos órgãos públicos.