Em uma reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na tarde desta quarta-feira (13), o presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Maurício Abreu Santos, afirmou que a instituição avalia a criação de um laboratório de campanha para atuar na pandemia. 

O local, segundo Santos, facilitaria a análise de amostras com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. "A intenção é centralizar essas análises, temos uma área grande aqui na Funed para isso. A gente vai ganhar em transporte, manuseio, tempo real se a gente conseguir implementar essa proposta", declara.

Até o momento, a Funed já recebeu 16.621 amostras, das quais 14.924 já tiveram resultados liberados e outras 1697 ainda estão em processamento. A expectativa do presidente da fundação é que, com a habilitação dos laboratórios completa, a rede seja capaz de analisar 2000 amostras diariamente.

Atualmente, a Funed trabalha com quatro outros laboratórios que funcionam como uma extensão da instituição. As universidades federais de Viçosa (UFV) e do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) já foram habilitadas, mas ainda não iniciaram a atuação. Outras cinco universidades estão em processo de habilitação (UFOP, UFJF, UFLA, UNIMONTES E UFTM).