A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou, nesta segunda-feira (3), estar tomando medidas administrativas e judiciais para garantir a manutenção das viagens do metrô na próxima quarta (5) e quinta (6). É que os metroviários ficarão de greve total nestes dois dias em Belo Horizonte.
De acordo com a CBTU, foi solicitado junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região "medidas que coíbam a paralisação total, incluindo imposição da multa", de imediato, ao Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro MG).
Outro pedido da CBTU é o aumento da multa previamente estipulada em R$ 35 mil, além do cumprimento de uma liminar que estipula o funcionamento de 60% dos trens durante todo o horário de operação do metrô.
A categoria iniciou a greve em 25 de agosto, após o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizar a privatização da CBTU em Minas. Foi a última etapa burocrática antes da publicação do edital de concessão. O leilão está marcado para o dia 22 de dezembro deste ano.
Horários do metrô
As bilheterias do metrô funcionam das 5h40 às 23h e as estações ficam abertas das 5h15 às 23h para aqueles que possuem cartão ou bilhete do metrô.
O intervalo das viagens é de 7 a 10 minutos nos horários de pico, em dias úteis, e 15 minutos nos demais horários. Já no final de semana, o intervalo acontece da seguinte forma:
- Aos sábados de 15 minutos até às 19h e 20 minutos nos demais horários;
- Aos domingos e feriados são 20 minutos entre uma viagem e outra.
A CBTU esclarece que o horário de pico da manhã é de 6h às 8h30 e o da tarde de 16h30 às 19h.