Saúde animal

Hospital Público Veterinário de BH será transferido para bairro Madre Gertrudes

Fechamento do local onde funcionava o centro surpreendeu tutores de animais internados, que foram chamados na sexta-feira pra retirar seus pets do local no mesmo dia

Por Felipe Castanheira
Publicado em 01 de maio de 2021 | 17:39
 
 
 
normal

Inaugurado no dia 9 de março deste ano, o Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte suspendeu suas atividades de forma inesperada nesta sexta-feira (30), menos de dois meses depois de sua abertura. O hospital fica na rua Bom Sucesso, no Carlos Prates, na região noroeste da capital, e na tarde deste sábado (1) o espaço estava fechado, sem nenhuma informação para os usuários do serviço. 
 
A situação pegou os tutores dos animais internados de surpresa, já que nem a prefeitura nem a entidade que cuida do espaço fez qualquer notificação prévia sobre a suspensão. Eles teriam sido avisados na sexta-feira para retirar seus animais no mesmo dia.

A diarista Mariangela das Graças Pereira dos Santos, 44, mora no bairro Marajó, na região Oeste de Belo Horizonte. Sua cachorra de estimação, Mel, da raça yorkshire, foi internada na clínica no domingo (25) depois de ter sido atacada por uma pitbull. 

Segundo ela, Mel precisa de cuidados intensivos por causa da gravidade dos ferimentos. "Fui na parte da manhã acompanhar ela e fiquei lá até por volta do meio-dia e estava tudo correndo bem, estavam tratando dos machucados para poder fazer a amputação de uma das patas traseiras dela na segunda-feira. Por volta das 15h30 me ligam de lá, falando que eu tinha que ir buscar minha cadela, porque o hospital ia fechar e ela não poderia ficar lá", relembra. 

Mariangela conta que agora sua cachorra está em uma clínica particular, onde ela paga R$ 180 por diária de internação, além de outros valores para o tratamento. "Agora estou desesperada, a Mel é como uma filha pra mim e todo esse tratamento está sendo muito caro. Nem sei ainda quanto vai custar a amputação. Estou muito triste com tudo isso", conta. Ela disse que ao perguntar o motivo do fechamento, a atendente disse a ela que era uma ordem da prefeitura para que o local fosse fechado.

Prefeitura
 
Questionada, a prefeitura informou que o Hospital Veterinário será ampliado e por isso precisará ir para outro imóvel. Segundo o Executivo, o processo de reestruturação e transferência para a melhoria dos serviços vai durar 96 horas, período em que o atendimento precisará ser suspenso. A prefeitura não respondeu sobre a forma com que os cães e gatos internados foram retirados do local, nem quais as orientações para quem precisa de atendimento para seus animais.

A transferência começará nesta segunda-feira (3/05) e na próxima quarta-feira (5/05) o Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte passará a funcionar em na Rua Albert Scharle, 79, bairro Madre Gertrudes, na região Oeste da cidade, segundo os planos da PBH.
 
A unidade de atendimento veterinário é de responsabilidade da Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP), entidade que ganhou a licitação aberta pela prefeitura para a gestão do hospital veterinário. A licitação disponibilizaria uma verba de R$ 1 milhão para garantir o atendimento aos animais durante 13 meses.
 
O gestor do hospital, Delano Anibal da Silva, disse que a dispensa dos animais internados era por conta do feriado e que não poderia se pronunciar oficialmente sobre o caso. A Anclivepa-SP foi procurada pela reportagem, mas até a conclusão da matéria não havia se pronunciado sobre o caso. Inicialmente, um aviso havia sido afixado na porta do hospital, informando que as atividades estavam suspensas por tempo indeterminado, com um uma logomarca da ONG, mas no sábado já não havia nenhuma informação no local. 
 
Gestão
 
A presidente da ONG Vida Animal Livre, Val Consolação, atua na causa há 16 anos em Belo Horizonte. Ela afirma que o problema do hospital veterinário é de gestão interna, já que a vencedora da licitação não esperava uma procura tão grande pelo serviço. "Ele é essencial para a população de baixa renda de Belo Horizonte. Acredito que vai ter uma solução, vai precisar de algumas adequações para atender a população, mas tem que continuar", afirmou.  
 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!