"Macaca". Com este xingamento racista, um idoso de 81 anos teria atacado uma mulher, 41, durante uma viagem de ônibus entre Santos Dumont e Juiz de Fora, ambos municípios na região da Zona da Mata, nessa segunda-feira (2). Ela ainda o teria questionado sobre os dizeres agressivos, ao que o suspeito teria confirmado tê-la xingado.
Outros passageiros ouviram a discussão mas, antes de quaisquer atitudes, o idoso decidiu descer do ônibus intermunicipal e embarcou em outro. A mulher, vítima de injúria, o seguiu e explicou ao cobrador do segundo ônibus o que havia acontecido. Assim, este veículo permaneceu estacionado em Ewbank da Câmara, também na Zona da Mata, até o homem ser detido e levado pelos militares à delegacia de Polícia Civil de Santos Dumont. Autuado por injúria racial, o suspeito não pagou fiança e foi encaminhado ao sistema prisional.
Aos militares, a mulher contou ter embarcado no ônibus com destino a Juiz de Fora e se sentado em um banco próximo à roleta. Alguns minutos depois, o idoso também entrou no ônibus. Ele, então, teria parado na frente dela e dito que queria se sentar, mas não podia, pois havia "uma macaca no banco", como descrito pela Polícia Civil.
Ainda segundo ela, ao ouvir o xingamento, o questionou a respeito do que ele a teria chamado. O suspeito, então, teria assumido tê-la chamado de "macaca" e repetido a injúria. Os passageiros do ônibus relataram à polícia a mesma versão contada pela mulher. Para tentar se defender, o suspeito relatou que "tem costume de brincar com as pessoas" e negou ter chamado a mulher de "macaca".
Atualizada às 12h37.