O início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi antencipado para a próxima segunda-feira (23), devido ao elevado número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. Em Minas Gerais, os idosos e os profissionais de saúde terão prioridade no atendimento.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a campanha tem como objetivo auxiliar os profissionais a descartarem a influenza na triagem de casos para o COVID-19, acelerando o diagnóstico e minimizando o impacto nos serviços de saúde.

A meta da pasta é imunizar 90% do público prioritário da campanha, composto por aproximadamente sete milhões de pessoas no Estado.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão, vacinar primeiro os idosos e os trabalhadores da saúde faz parte das estratégias de proteção do grupo que está mais suscetível ao vírus da influenza.

“Os sintomas da influenza são semelhantes aos do coronavírus, e essa antecipação visa diminuir a carga da circulação de influenza na população. Em Minas, 2,3 milhões de pessoas fazem parte do grupo com 60 anos ou mais de idade e do grupo de profissionais de saúde são 460.500 pessoas", disse.

Todas as pessoas que morreram no país com o disgnóstico de coronavírus tinham outra doença ou condições de saúde desfavoráveis.  "A vacina contra a gripe reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pela influenza, por isso é fundamental que este público compareça às Unidades Básicas de Saúde nessa primeira etapa”, afirma.

Em Minas já são 29 pacientes diagnosticados com o Covid-19, e 18 somente em Belo Horizonte.

Por parte do Ministério da Saúde há algumas orientações para que medidas sejam tomadas pelos municípios e Estados no intuito de que se evite aglomerações e longas esperas em filas, já que o novo vírus é altamente contagioso.

A antecipação implantada pela pasta visa minimizar os efeitos da pandemia, cujos sintomas são semelhantes aos da gripe, mas mais vigorosos em pessoas com algum problema de saúde ou com mais de 60 anos.

Gripe

Causada por diferentes tipos de vírus, a gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Sua capacidade de transmissão é considerada alta, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

Se não for tratada a tempo, a doença pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.