Imagens feitas pelo helicóptero da TV Record mostraram o trabalho do Corpo de Bombeiros em resgatar vítimas do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte.

Na imagem, é possível ver os bombeiros resgatando uma mulher encoberta pela lama dos rejeitos. Não foi possível confirmar seu estado de saúde.

O Corpo de Bombeiros confirmou há mortes e desaparecidos.

O acidente

A barragem Mina Córrego do Feijão pertence a Vale e se rompeu no fim da manhã desta sexta-feira (25). Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), uma equipe do núcleo de  emergência ambiental apura as informações. 

 

A barragem   

De acordo com o site da Vale, há duas barragens com o nome Mina Córrego do Feijão. Uma delas tem cerca de um milhão de metros cúbicos e a outra aproximadamente 290 mil m³, sendo utilizadas para a contenção de sedimentos e clarificação do efluente final.  

 Nota do governo 

Uma força-tarefa do Estado de Minas Gerais já está no local do rompimento da barragem em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, para acompanhar e tomar as primeiras medidas.  O Corpo de Bombeiros, por meio do Batalhão de Emergências Ambientais, e a Defesa Civil também já estão no local da ocorrência. Dois helicópteros sobrevoam a região. O Governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações. Assim que houver mais informações, o Governo de Minas Gerais emitirá novos comunicado.