SÃO PAULO " A Império de Casa Verde é a escola campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo pelo segundo ano consecutivo. A apuração das notas aconteceu na manhã de ontem, no sambódromo do Anhembi (zona Norte de São Paulo).

A Vai-Vai foi a vice-campeã. A Gaviões da Fiel, Acadêmicos do Tatuapé, Leandro de Itaquera e Camisa Verde e Branco foram rebaixadas para o Grupo de Acesso.

No desfile, a Império da Casa Verde apresentou carros alegóricos grandes e luxuosos. A escola, a quinta do primeiro dia de desfiles, entrou no sambódromo por volta das 4h10 de sábado.

Entres os destaques da Império estava a ex-loira do Tchan, Sheila Mello. Com o enredo "O Boi Mítico ao Boi Real " De Garcia D"ávila na Bahia ao Nelore " O Boi que Come Capim " A Saga da Pecuária no Brasil para o Mundo", a Império lembrou a importância do boi na história do homem e o seu caráter de sagrado.

Com uma homenagem ao boi da raça nelore, a agremiação contou com o apoio dos criadores desse tipo de gado.

Novata
Há apenas quatro anos no Grupo Especial, a Império levou em 2005 para a avenida o enredo "Se Deus é Por Nós, Quem Será Contra Nós"", que mostrava o Brasil sob uma ótica global, nacional e local. Neste ano, a agremiação veio com cerca de 3.000 integrantes e 23 alas.

Pelo Grupo Especial concorreram ao título Gaviões da Fiel, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé, Império de Casa Verde, Camisa Verde e Branco, Vai-Vai, Mocidade Alegre, Unidos do Peruche, Tom Maior, Acadêmicos do Tucuruvi, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Leandro de Itaquera e X-9 Paulistana.

Apesar de pertencer ao Grupo das Escolas Esportivas, a Gaviões conseguiu na Justiça desfilar e concorrer ao título pelo Grupo Especial.

A escola perdeu quatro pontos por estourar em um minuto e dez segundos o tempo do desfile " que é era de 65 minutos " e por ter exposto no gerador a marca de uma empresa " caracterizado como merchandising.

Revoltados, membros da diretoria da Gaviões da Fiel asseguraram que a escola não desfila mais no Carnaval de São Paulo. Além de perder os pontos, a escola estranhou não ter recebido nenhuma nota dez no início da apuração.

Rebaixados
Imperador do Ipiranga e Pérola Negra foram as escolas campeãs do Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo deste ano. Elas desfilarão no Grupo Especial, considerado elite da competição, no ano que vem. Já as escolas Prova de Fogo, União Independente e Camisa 12 foram rebaixadas. (Folhapress)