A cada meia hora, um comércio ou veículo é furtado em Belo Horizonte. Os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), referentes ao primeiro semestre de 2023, apontam uma média 25 veículos furtados por dia e de 27 estabelecimentos comerciais diariamente.   

Os dois tipos de crime registraram aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2023, 4.527 veículos foram furtados em BH, contra 3.858 no primeiro semestre de 2022, uma alta de 17,3%. Quanto aos furtos a estabelecimentos comerciais, entre janeiro de junho deste ano, foram registradas 4.962 ocorrências do tipo. Ou seja, 4,5% a mais do que os 4.745 casos ocorridos na primeira metade de 2022.  

O alto índice desses crimes motivou uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e a Polícia Militar de Minas Gerais. Nesta sexta-feira (18 de agosto), as duas instituições vão lançar uma ação de reforço do ‘Programa Cidadão Conectado’, iniciativa que visa a prevenção a furtos e a arrombamentos em veículos, lojas, bares e restaurantes.  

No evento, programado para 12h30, estão previstas ações de conscientização de consumidores e lojistas sobre comportamentos e hábitos que favorecem arrombamentos e furtos. Alguns facilitadores são a exposição de bens materiais no interior de veículos estacionados em vias públicas, pertences deixados sobre mesas de bares e restaurantes e produtos em exposição nas vitrines.   

Além de orientações dadas pessoalmente aos lojistas, comerciantes e clientes, está prevista a distribuição de cinco mil folhetos e adesivos com informações preventivas. A reportagem tentou contato com a Polícia Militar, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.